04 de setembro | 2022

GCM local entrou em operação no sábado e já vai aumentar de 50 para 62 agentes

Compartilhe:

REFORÇO NA SEGURANÇA!
Novos convocados também deverão fazer o curso de formação de 4 meses na Academia de Campinas.

A Guarda Civil Municipal de Olímpia entrou em operação oficialmente no dia 03 de setembro, após cerimônia de formatura dos 50 agentes que concluíram o curso de formação em Campinas, mas já tem mais 12 concursados que serão chamados para preencherem os novos cargos criados, indo para 62 guardas municipais.

Os novos convocados também deverão fazer o curso de formação de quatro meses na Academia de Campinas para depois assumirem seus lugares na GCM local.

45 HOMENS E 5 MULHERES

A GCM inicialmente contará com 50 agentes, sendo 45 homens e 5 mulheres, que atuarão no patrulhamento local, garantindo a ordem e a conservação do patrimônio público. Os guardas foram habilitados por meio de Concurso Público, em diversas etapas, sendo a última a capacitação promovida pela Academia de Campinas, considerada referência na formação.

O curso, com duração de quatro meses e carga horária total de 620 horas, trabalhou eixos legais, técnicos e éticos, em 5 áreas de conhecimento: Instituições e Gestão Integrada de Segurança; Conduta Profissional, Hierarquia e Disciplina; Conhecimentos Jurídicos; Conhecimento do Espaço Urbano; e Instruções Específicas para atuação em ocorrências de trânsito, defesa civil, incêndios, conflitos e primeiros socorros, preparando com qualidade os agentes para a atuação em campo.

A implementação da GCM de Olímpia está em andamento desde 2019 e sofreu impasses legais devido à pandemia. No entanto, a Administração, com os esforços dos vereadores, adotou todas as medidas necessárias para garantir os direitos dos aprovados e a concretização do projeto.

GUARDAS JÁ ATUARAM NO FESTIVAL DO FOLCLORE

Os aprovados tomaram posse em março deste ano e, em seguida, iniciaram a formação. Neste mês, durante o Festival do Folclore, os guardas começaram a atuar de modo experimental, auxiliando a equipe de segurança do evento e em demais funções essenciais.

Agora, com a formatura, os agentes passam a atuar oficialmente no município, em conjunto com a Central de Videomonitoramento, forças locais de segurança, patrulhamento do trânsito, preservação do patrimônio, entre outras áreas, circulando pelos bairros da cidade, oferecendo mais agilidade e eficiência no trabalho preventivo para o bem estar da população. Para as atividades, a equipe conta com todos os equipamentos necessários, além do fardamento e das viaturas equipadas. São três veículos Renault Duster 2022 adquiridos com recursos próprios, além de dois veículos S10 do Programa Segurança no Campo, quatro motocicletas e dois cães.

NOVO REFORÇO COM MAIS 12 VAGAS

Além disso, a Guarda Municipal ainda ganhará novo reforço no próximo mês. Isso porque a Câmara de Vereadores aprovou um pedido do prefeito Fernando Cunha para a criação de mais 12 vagas de agentes, que serão convocados neste mês de setembro, ampliando o efetivo local que terá, então, 62 Guardas Municipais, atuando nas ruas da cidade.

“Na Prefeitura, temos múltiplas atividades, olhando para todas as áreas, e a segurança pública carecia de uma presença maior do município para fortalecer o trabalho já realizado pelas Polícias Civil e Militar, que são os órgãos do Estado. Cada um tem o seu papel, respeitando o trabalho do outro, mas, seguramente, nossa guarda será os olhos da segurança de Olímpia, aproximando as relações com a PM para sustentar a qualidade que temos na cidade. Sejam também bem-vindos ao quadro de servidores da Prefeitura, na qual vocês terão uma carreira e estabilidade, e a cidade espera que vocês desempenhem a função do servidor que é a de prestar o melhor serviço para a nossa população”, declarou Fernando Cunha, no ato de posse dos guardas, em março.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas