13 de novembro | 2016

Fotógrafo leva foto de Preto Velho tirada durante o Fefol a exposição de Londrina

Compartilhe:

O registro fotográfico de um Preto Velo feito pelo fotógrafo Márcio Kaka­mo­to durante o Festival Nacional do Folclore (Fefol) realizado em Olímpia no mês de agosto deste ano, é um dos trabalhos selecionados na 20ª edição do Salão Nacional de Arte Fotográfica de Londrina, no Paraná. A abertura da exposição será no dia 26 deste mês, sábado, no Museu Histórico de Londrina.

Ligados ao Fotoclube Ri­o Preto e Branco, os fotógrafos Toninho Cury, Jo­sé Alberto Thomé, Már­cio Nakamoto e Thomaz Vita Neto marcam presença no Salão de Londrina neste ano.

Nakamoto participa com o registro de um preto velho feito na última edição do Festival do Folclore de Olímpia. A mesma imagem recebeu, neste ano, a medalha de honra no 1º Salão Nacional de Arte Fotográfica de Bauru. Tendo a fotografia como hobby desde 2010, ele gosta de fotografar cenas esportivas e manifestações culturais, como shows, festivais e apresentações de teatro e dança.

Um dos veteranos da fotografia em Rio Preto, Cury marca presença no Salão de Londrina com a foto de um palhaço da tradicional Festa do Divino do município de São Luiz do Paraitinga. O personagem fotografado é do distrito de Catuçaba, que abriga uma das melhores ‘cavalhadas’ do Estado de São Paulo. 

“O palhaço, após a apresentação, cansado, sentou-se na escada de uma casa. Foi quando vi as cores, a cena e fiz a foto. Coisa rápida”, conta o fotógrafo, que utilizou uma câmera compacta Fuji X100, que ele comprou em 2014. “Para conseguir uma boa foto, não é preciso ter equipamento sofisticado e pesado. Basta estar atento ao olhar”, sinaliza.

De volta à fotografia em 2011, após quase três décadas parado, Thomé foi selecionado em Londrina com uma fotomontagem feita no tradicional calçadão de Copacabana, no Rio de Janeiro. “A foto­mon­tagem confere à i­magem um aspecto sur­real. Esse tipo de tratamento é bem aceito no mundo da fotografia artística”, comenta.

Em seu currículo, Tho­mé acumula participações em salões de países como França, China, Índia, Itália, Argentina, Hungria, Sérvia, Estados Unidos e Espanha. No Brasil, já marcou presença em salões do ABC Paulista, Jaú, Bauru, Londrina e Ribeirão Preto.

Já Vita Neto foi selecionado em Londrina com o registro de um caran­gue­jeiro do Maranhão passando um café dentro do barco. “Estou desenvolvendo um trabalho autoral no Ma­ranhão desde 2010. Na ocasião da fo­to, estava com o caran­guejeiro dentro do barco, que resolveu fazer um café. Como era de noite e não havia luz elétrica, ele usou a luz da lampa­rina para iluminar. Daí nas­ceu o registro”, explica.

A mesma fotografia de Vita Neto também foi selecionada neste ano no Salão de Bauru. Já os registros feitos por ele em sua incursão no Maranhão vão dar vida a uma futura exposição.

SERVIÇO

XX Salão Nacional de Arte Fotográfica de Londrina. De 26 de novembro de 2016 a 28 de fevereiro de 2017. Museu Histórico de Londrina (Rua Ben­ja­mim Constant, 900 – Londrina). Informações: www.fotoclubelondrina.art.br

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas