12 de fevereiro | 2017

Exame de macaco morto dá negativo para febre amarela

Compartilhe:

Da redação e assessoria
O resultado do exame labo­ratorial em um macaco que foi encontrado morto nas proximidades do Jardim Alvorada, na zona leste de Olímpia, no final de 2016, deu negativo para a febre amarela silvestre, segundo o laudo elaborado pelo Centro de Patologia do Instituto Adolfo Lutz. O setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde recebeu o resultado na manhã de quinta-feira desta semana, dia 9.

Com a negativação do exame, Olímpia não possui nenhum caso de Febre Amarela em macacos e nem em humanos. O animal foi encontrado morto na área urbana da cidade no dia 22 de dezembro, no Jardim Alvorada.

Entretanto, mesmo com o resultado negativo desse animal, os profissionais da Vigilância Epidemiológica orientam todos os moradores para que, caso encontrem algum macaco morto, comuniquem imediatamente os profissionais pelo telefone 3279-1400, para que o animal possa ser recolhido e exames sejam feitos.

Por outro lado, independente do resultado ter sido negativo, a Secretaria de Saúde de Olímpia continua com a intensificação da vacinação contra a febre amarela. Mais de três mil doses foram aplicadas desde o começo do ano. Apenas duas doses são necessárias para a pessoa estar imunizada.

De acordo com o calendário vacinal, a primeira dose é aplicada aos nove meses e o reforço aos quatro anos. Quem não tiver as duas doses precisa procurar uma UBS (Unidade Básica de Saúde) para atualizar.

Além da vacina, a Saúde segue orientando os moradores quanto aos riscos da doença e as medidas para eliminar criadouros do mosquito Aedes Aegypti, que também é responsável pela transmissão da Dengue, Zika e Chikungunya.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas