16 de setembro | 2012

Estudantes se unem para dar uma cadeira de rodas elétrica a colega

Compartilhe:

Se governos não se mostram dispostos a resolver uma situação, um grupo de estudantes de Severínia está dando um exemplo de solidariedade. Os alunos do último ano do ensino médio da Escola Estadual José Marcelino de Almeida, estão arrecadando dinheiro para comprar uma cadeira de rodas motorizada que será entregue ao amigo de classe, Elias Valério Júnior, de 21 anos (foto).

De acordo com a informação divulgada pelo jornal Diário da Região, de São José do Rio Preto, Júnior tem paralisia cerebral e por isso tem dificuldades na fala, na coordenação motora e não anda. A mãe do jovem, Diomar Cardoso Valério, conta que o filho foi rejeitado em muitas turmas e que por isso demorou a concluir os estudos. "Ele passou por várias classes, mas só nesta turma é que ele foi acolhido com carinho pelos colegas", relata.

O próprio Elias reconhece a atenção dos amigos e confirma que se locomover com a cadeira de rodas simples é muito difícil. "Tenho dificuldades em coordenar os movimentos dos braços, por isso não consigo forçar o aro das rodas traseiras para movimentar a cadeira", confirma.

Um dos adolescentes do grupo, José Victor de Oliveira, explicou que os colegas perceberam que nos últimos dias o até então alegre Elias estava triste e calado. Eles conversaram com o estudante, que se disse cansado de depender das pessoas. "Eu quero ter independência, ir sozinho aos lugares." conta Elias.

Para a diretora da escola, Mara Terezinha Faro Paredero, o companheirismo entre eles não é surpresa. "Os alunos sempre cuidaram do colega. A mudança no comportamento dele logo despertou a atenção dos adolescentes", relata.

CAMPANHA

O grupo montou uma comunidade em um site de relacionamento (www.facebook.com/groups/481460228539722/), que já tem mais de 2 mil seguidores. Em uma semana arrecadaram R$ 1.757, mas ainda falta muito para realizar o sonho do amigo. A cadeira de rodas motorizada custa R$ 8 mil.

"Nós conseguimos arrecadar bastante no comércio da cidade e pela internet, mas ainda falta bastante e por isso continuamos pedindo." afirma o colega José Victor de Oliveira.

A ideia da turma emocionou o adolescente, que agora já faz planos para se profissionalizar. "Quero fazer faculdade, mas ainda não decidi o curso. Sou muito grato aos meus amigos", finaliza.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas