26 de setembro | 2023

Estação Cultural de Olímpia recebe nova exposição “Estações do Passado”

Compartilhe:

Guilherme Baffi é atualmente fotojornalista do jornal Diário da Região e autor de diversos projetos culturais.

 

O projeto fotográfico “Estações do Passado”, que estreou em São José do Rio Preto, chega agora à Estância Turística de Olímpia, na ECO – Estação Cultural de Olímpia, entre 25 de setembro e 10 de outubro.

A exposição, que apresenta 30 fotos inéditas do fotógrafo e fotojornalista Guilherme Baffi, documenta o estado atual de conservação das estações ferroviárias que faziam parte da Estrada de Ferro Araraquara (EFA), em operação entre 1896 e 1971. A visitação é gratuita e está disponível nos dias de funcionamento da ECO, de terça a domingo, das 15h às 21 horas.

O projeto é realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas – ProAC ICMS, com apoio da Tereos. A exposição também será levada às cidades de Mirassol e Votuporanga, além de Rio Preto e Olímpia.

Guilherme Baffi, ao retratar as condições atuais dos imóveis que abrigavam as estações, destaca a relevância desses locais na história e cultura do interior de São Paulo, especialmente em São José do Rio Preto.

Para realizar esse projeto, o fotógrafo percorreu 250 quilômetros e visitou 13 estações, incluindo São José do Rio Preto, Bálsamo, Catiguá, Catanduva, Cedral, Cosmorama, Jales, Mirassol, Uchoa, Votuporanga, Ecatu (distrito de Tanabi) e Engenheiro Balduíno (distrito de Monte Aprazível).

Essas estações, construídas no século 20, foram símbolos de progresso para as cidades que as abrigaram. Entretanto, muitas delas encontram-se atualmente abandonadas, especialmente após o fim do transporte ferroviário de passageiros no final do século 20.

A exposição “Estações do Passado” convida os visitantes a refletirem sobre a importância da preservação das estações ferroviárias da região, resgatando a memória de uma época em que as ferrovias impulsionaram o desenvolvimento das cidades que as abrigaram.

Para obter mais informações sobre o projeto, visite o site oficial: www.estacoesdopassado.com.br

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas