13 de junho | 2011

Espera de até 15 dias para consultar na UBS do São José

Compartilhe:
 
Embora as informações oficiais sejam outras, a espera por uma consulta médica na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Francisco Figueiredo Filho, localizada no Jardim São José, zona sul de Olímpia, pode ser de até duas semanas, conforme uma das pessoas entrevistadas acabou declarando.


Isso pelo menos é o que foi constatado na semana passada por esta Folha, que esteve no local ouvindo pessoas que estavam deixando a unidade, depois de atendidas.


“Eles marcam às vezes de uma semana para outra, às vezes para 15 dias, depende a agenda porque as vezes eu demoro para vir marcar e tem muita gente na frente”, disse uma das pessoas ouvidas pela reportagem.


Lá, pelo que se depreende, impossível agendar uma consulta de um dia para outro: “isso daí não. Nem de hoje para amanhã atende. Hoje vim consultar porque marquei a semana passada. O meu filho vem consultar amanhã e também marquei a semana passada”.


Mas a demora de 15 dias é uma possibilidade para quem busca o agendamento logo no dia 1.º de cada mês. Caso contrário pode demorar até mais tempo, conforme informou uma das pessoas que falaram: “Tenho uma consulta marcada para o meu menino para o dia 25 e está com quase um mês que marquei. Então, você vem marcar e é para o mês inteiro, você não sabe o dia que você vai cair. É bem demorado para consultar”.


C., embora diga que sempre é bem atendida, conta que as consultas estão demorando muito: “Vim marcar para meu primo que está com suspeita de apendicite e eles marcaram ainda para a segunda-feira”, disse no dia 24 de maio, uma terça-feira.


MEDICAMENTOS


Além disso, dizem haver dificuldades também para encontrar os medicamentos que necessitam, principalmente de alto custo. “Tem uns que eu tomo que vem de Barretos e nem de lá está vindo mais”, disse, reclamando que é pensionista e não tem dinheiro para comprar.


Mas alguns medicamentos são encontrados normalmente na própria UBS. “Só um da minha mãe que está em falta que não teve aqui, mas pego no posto de saúde, porque já faz mais de quatro meses que não está na rede”, disse outra entrevistada.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas