22 de novembro | 2009

Escolas já realizam atividades cívicas com alunos

Compartilhe:

As escolas da rede de ensino da cidade de Olímpia, municipais ou estaduais, já realizam atividades cívicas com os alunos. Pelo menos isso é o que se depreende das informações obtidas nas últimas semanas pela reportagem desta Folha, com a finalidade de saber a intensidade que a lei que obriga a execução do Hino Nacional pelo menos uma semana. As atividades são relacionadas às próprias datas comemorativas previstas no calendário escolar.

Mesmo assim, todas estão preparadas para cumprir as exigências da lei, inclusive com um trabalho de conhecimento mais profundo da letra do Hino Nacional, considerada por muitos, como bastante difícil de ser interpretada. Esse trabalho já realizado também com relação ao Hino à Bandeira Nacional.

Na Escola Dr. Antônio Augusto Reis Neves, por exemplo, há um trabalho interdisciplinar ao longo do ano. “Trabalhamos a letra, temos alunos que produzem textos em relação as datas comemorativas, trabalhamos o Hino à Bandeira e a questão dos símbolos nacionais”, informou o coordenador do Ensino Médio, professor João Ricardo Tauyr Vicente.

Trabalho idêntico também é rea­­li­zado na Escola Dona Anita Costa. De acordo com o diretor, professor Neder Nadruz Filho, esse tipo de atividade cívica acontece rotineiramente, tanto que os alunos já conhecem bem a letra do hino.

No entanto, ele destaca a importância também dos procedimentos a serem adotados com relação à execução do hino. “Quan­do se toca orquestrado não se canta e quando é para se cantar tem que ser o hino cantado e haver a participação popular”, explica.

A escola é um espaço adequando para se praticar o civismo, conforme destaca o colaborador desta Folha, professor Ivo de Souza, que há muitos anos leciona na Escola Maria Ubaldina de Barros Furquim. “É muito propício trabalhar o hino dentro das salas de aula em qualquer disciplina e, principalmente, na disciplina da língua portuguesa”, comentou.

A secretária municipal de Educação, Eliana Antônia Duarte Bertoncelo Monteiro, ressalva que o Hino Nacional já faz parte do cotidiano das escolas da rede. “Desenvolvem quando realizam algum evento cívico e escolas já tem o CD com o Hino Nacional e em seguida, o hino a Olímpia. Acabamos um e já cantamos o outro porque entendemos que se nós aprendermos a amar o município, amamos o país”, afirmou. 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas