27 de abril | 2008

Enquete sobre “Dia da Sogra”surpreende os entrevistados

Compartilhe:

 

A mãe do marido, quando se faz relação à esposa, ou mãe da esposa, quando a relação é feita ao marido, é a definição que pode ser encontrada no Dicionário Aurélio para a palavra sogra e, mesmo que as respostas contrariem todas as afirmações feitas cotidianamente, esta Folha surpreendeu os entrevistados da enquete desta semana, ao tratar do tema ‘Dia da Sogra’, que é comemorado no Brasil no dia 28 de abril.

Embora um levantamento na Internet indique que na cultura popular moderna, a sogra é vista como um fardo a ser carregado e, muitas vezes, a palavra acaba por adquirir sentido pejorativo, mesmo que todos desconhecessem a data, o carinho pelas suas respectivas sogras ficou claro em todas as respostas.

Porém, não é raro ouvir afirmações como: destruidora de namoros, noivados, casamentos, segundo a opinião dos entrevistados, a sogra não pode ser definida como a enviada de Satã para tentar atormentar todos os casamentos.

"Se sogra fosse bom não viria de brinde, poderíamos escolher", provavelmente diriam alguns se tivessem certeza de que suas opiniões não seriam tornadas públicas depois do trabalho da reportagem.

No caso dos entrevistados, depois de refeitos da surpresa da pergunta sobre a data, ficou claro que o carinho destinado às sogras existe. Por isso promessas de presentes ao tomar conhecimento, como no caso da dona-de-casa Franciele Cardoso dos Santos, que pretende homenagear a sua "dando um presente bonito".

O ajudante de depósito, Bruno Rodrigo Cirillo, diz que sua sogra "é uma pessoa legal" e que por isso pretende dar-lhe flores. Já a surpresa da dona-de-casa Gérsia Moreira de Oliveira Prizan foi tão grande que nem soube responder de que forma faria sua homenagem.

Na mesma situação parece ter ficado o professor de Karatê Angel Jomar, que também desconhecia a data. "Pretendo (homenagear). Sei lá, mas vou dar um presente a ela", disse.

Enquanto a certeza do comerciante Paulo Alessandro Abra é que dará um presente, a balconista Tainá dos Santos Menino Sichinelli ainda não tinha certeza.

Prometendo memorizar a data, o advogado Oswaldo Antonio Serrano Júnior disse: "para mim o dia da sogra é todo dia, mas agora que você está falando vou guardar na minha mente para nunca mais esquecer".

A cozinheira Cíntia Aparecida Trindade garantiu que vai homenagear a sogra, que não reside em Olímpia, mandando uma mensagem ou "agradecendo pelo presente por ter dado o marido".

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas