29 de maio | 2011

Doadora pede devolução de ar-condicionado ou doação

Compartilhe:
 
O ar-condicionado que foi doado à Santa Casa com a finalidade de favorecer o funcionamento do Hospital do Olho de Referência (HOR), está prestes a ser devolvido ou até ser objeto de doação para outra instituição de saúde. Isto é o que consta de ofício enviado pela doadora do equipamento, Eunice Carvalho Diniz, avaliado em R$ 30 mil com a instalação que já teria sido perdida por decurso de prazo.


Inconformada com o descaso dado ao equipamento que era exigência para o funcionamento do HO e que mais de um ano depois continua largado ao relento, sem que seja dada a finalidade inicialmente proposta, Eunice Diniz encaminhou ofício ao provedor do hospital, Marcelo Elias Najem Gallette, informando seu desejo.


Consta que o ofício datado de 11 de maio foi protocolado e entregue no dia 16 ao administrador Mario Flores, com a afirmação de que o documento seria encaminhado ao provedor.


De acordo com o que Eunice Diniz cita no ofício, ela teria tomado conhecimento através de pessoas próximas, de informações, posteriormente confirmadas pela imprensa local, dando conta de que o aparelho de ar-condicionado ainda não estava devidamente instalado e em funcionamento.


O aparelho, segundo consta no ofício, foi doado há aproximadamente dois anos, “o qual teria que ser instalado no Centro Cirúrgico da Santa Casa, como exigência e condição para funcionamento do Hospital do Olho, estando o mesmo em estado de abandono”.


“Na condição de benemérita que propiciou a construção do Hospital do Olho de Referência “HOR”, cidadã desejosa de que o mesmo já estivesse prestando o serviço para o qual foi criado, venho pela presente demonstrar minha indignação e meu repúdio pelo fato do Hospital do Olho não estar cumprindo na sua totalidade a função social para o qual foi criado e pelo abandono em que se encontra o aparelho de ar condicionado”, acrescentou.


A doadora do equipamento ainda aproveitou a oportunidade para sugerir que, “em não tendo utilidade nessa Santa Casa, seja doado ao Hospital do Câncer de Barretos, que está construindo uma nova unidade na cidade de Jales/SP, onde, com certeza, terá a destinação correta, corrigindo assim, um equívoco que não deveria e nem poderia estar acontecendo num país que necessita de um sistema de saúde eficaz que atenda a população carente”.


RECEITUÁRIO TEM NOME
DE DOADORA ERRADO
Além do descaso verificado e confirmado nesta semana pelo médico oftalmologista Guilherme Kiill Júnior, responsável pelo funcionamento do HO, que era para ser de referência regional, há também, no impresso utilizado para receituário e atestados médicos, utilizado pelo citado médico, erro no nome da doadora do aparelho de ar condicionado, Eunice Carvalho Diniz.

Na base do impresso consta o nome HO – Hospital do Olho Eunice de Carvalho, e ainda sem o R de referência tão sonhado, que até nesta semana não foi confirmado.


Até por ainda não ter sido confirmado como de referência, segundo Kiill Júnior, é que o tal aparelho ainda não teria sido instalado. O ar-condicionado, segundo ele, o que não está instalado é o de uma sala do centro cirúrgico do hospital, “que precisa ser instalado para que seja aprovado o serviço de alta complexidade do hospital do olho; não está instalado porque o hospital tem prioridade”, segundo ele, alegação que ouviu do provedor Marcelo Elis Najen Gallette. “Mas o aparelho está guardado, cuidado e será instalado assim que o Ministério da Saúde aprovar o credenciamento do hospital do olho”, acrescentou.


“Existia um projeto para ser um hospital regional que atendesse toda a DIR, mas infelizmente alguns municípios quiseram criar o serviço e nós não conseguimos nosso intento de ter um hospital regional que trouxesse toda a região para ser atendida aqui, na realização de serviços de alta e média complexidade, serviços de cirurgias e exames seletivos com hora marcada e tudo mais”, reforçou.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas