09 de janeiro | 2012

Discussão entre o prefeito e a gerente da Folha some estranhamente do facebook

Compartilhe:
 
Uma discussão entre o prefeito Eugênio José Zuliani, Geninho, e a gerente desta Folha da Região, Bruna Silva Arantes, através de uma página do site de relacionamentos Facebook, acabou sumindo estranhamente do sistema. O tema versava sobre as condições da saúde pública no município de Olímpia, principalmente as condições e problemas que têm envolvido a Santa Casa local.


A página estava no ar até no início da tarde da quarta-feira desta semana, dia 4, numa mensagem postada por usuário com o pseudônimo Aristófanes Mercuri, no site de relacionamentos.


Segundo usuários do Facebook consultados podem ser três os motivos do sumiço. Um deles seria a vontade exclusiva do próprio titular da página na internet que resolveu encerrá-la para, talvez, evitar a criação de mais polêmicas, mesmo porque utilizava de um pseudônimo para criticar o prefeito e corria o risco de alguém, via justiça, solicitar seu verdadeiro nome.


Outro motivo seria uma possível denúncia que pode ter sido feita aos gerenciadores do site de relacionamentos, partindo de alguém que tivesse interesse direto na questão, não se descartando, nesse caso, uma atitude do próprio prefeito Geninho nesse sentido. Resta ainda outra opção para o sumiço: a página ter sido invadida e destruída por algum hacker, que possivelmente também estivesse interessado em que a mesma fosse exterminada.


O texto inicial, de autoria da pessoa que utilizava o pseudônimo Aristófanes Mercuri, mencionava a possibilidade do provedor da Santa Casa, Mário Francisco Montini, estar utilizando os médicos e suas reivindicações como forma de uma “defesa da incompetência”, segundo constava na página, que sumiu logo após o segundo questionamento feito por Bruna Arantes e por último, pelo próprio editor do jornal.


O diálogo, no entanto, antes de ser retirado do ar, foi gravado em imagem e texto. Veja a seguir a íntegra das manifestações.


O TEXTO INICIAL


Aristófanes Mercuri primeiro postou o seguinte texto na página do editor desta Folha, José Antônio Arantes:


“A DEFESA DA INCOMPETÊNCIA. O provedor da Santa Casa de Olímpia, sr. Mario Montini, ao invés de assumir publicamente que não tem capacidade para gerir esta entidade tenta agora jogar a culpa do descalabro dela nos médicos e diz ser vítima de um complô, conforme publicado no Blog do Concon. Todos sabem que não existe complô algum.


O que existe é muita incompetência, incapacidade e má-fé. Quando o vosso prefeito Eugenio Zuliani determinou o ataque e a tomada da Santa Casa e nela instalou a sua trupe, ele comprometeu a credibilidade da entidade. Passado algum tempo, sob a administração indireta da prefeitura, aquela credibilidade inicialmente abalada foi reduzida a zero. O vosso prefeito Eugenio Zuliani retirou a credibilidade da entidade e destruiu a Santa Casa.


Esse na verdade é o problema da Santa Casa, a perda da credibilidade.


Nenhuma entidade desse tipo vive sem credibilidade, porque depende, principalmente, de donativos, contribuições e colaborações.


Ninguém doa quando pairam dúvidas sobre o destino do dinheiro doado.


Ninguém contribui se não tiver a certeza de que o dinheiro doado será devida e corretamente aplicado.


Ninguém colabora nessas suspeitas condições. Por isso não há se cogitar de complô de médicos. A culpa não é dos médicos!!!”.


GENINHO ESCREVE


A primeira mensagem, de Aristófanes, foi publicada na pagina do jornalista no dia primeiro de janeiro as 18h21. Na madrugada do dia 04, quarta-feira, às 01h46, houve a primeira manifestação do prefeito Geninho: “existe sim, parabéns ao Mario pela seriedade de conduzir tão bem o hospital do povo de Olímpia, sem fazer politicagem usando o hospital”.


BRUNA QUESTIONA

Em seguida, na mesma madrugada do dia 04, às 02h01, foi postada a primeira mensagem de Bruna Arantes:

“Geninho Zuliani sempre falei pra vc pessoalmente, que era sua fã numero 1, que o admirava … peço que não misture o que vou te falar agora, porque independente de qualquer coisa, vc ainda continua sendo o prefeito menos ruim que a cidade já teve… Isso é fato, e não temos como negar…a cidade tá limpa, a praça ta bonita, etc e tal mas e a saúde?? As pessoas não vivem de aparência apenas…O mais importante, e o que todos mais presam vc está deixando a desejar….que é a saúde… Não se faça de cego meu amigo, porque vc não é….a saúde não ta essa beleza como voce e o provedor do nosso hospital dizem não.. Eu sou prova viva disso, eu independente de qq coisa, independente do jornal, do meu pai….de qualquer um….eu perdi uma pessoa que para mim era a coisa mais preciosa … perdi minha Vó, e sabe porque??? por falta de capacidade médica, por INCOMPETENCIA.. são erros imperdoaveis… Quantas pessoas morreram lá na mesma epoca e que veio a tona, todos ficaram sabendo!!! qts tbm ja morrem e ngm ficou sabendo??? e agora as cirurgias suspensas….oq me diz???? vai continuar a falar que tdo ta otimo??? isso é uma vergonha…..vc é um cara jovem, esperto, inteligente, que mts adoram , mas acorda por favor!!!! não deixe esse navio afundar ainda mais não…..A população que precisa do hospital, sabe como funciona, sabe oq se passa, como sao tratados. TODOS TEM DIREITO A ATENDIMENTO, seja ele negro, branco, alcoolatra, dependente quimico, gordo, magro, rico ou pobre. pense do que lhe disse…..”


GENINHO RESPONDE


Ai, ainda na mesma madrugada do dia 04, às 02h17, houve a resposta do prefeito:

“Bruna Arantes, boa noite amiga, fique tranquila com suas palavras, nossa amizade sempre sera a mesma e tambem sei de sua dor em perder um ente querido. A Saude de Olimpia não esta perfeita, mas esta acima da media Regional. O que compete a Prefeitura estou fazendo o possivel e o impossivel, triplicamos a quantidade de medicamentos, compramos equipamentos de ultima geração , as filas dimunuiram, as UBS estao mais umanizadas, dobramos os salarios dos médicos, dobrei o repasse a santa Casa, Compramos mais 8 ambulancia e aumentamos muito os funcionarios de Saude. Especificamente a Santa Casa, não é da prefeitura e sim um hospital do povo que a prefeitura compra serviços e além disso passamos em forma de subsidio mais dinheiro. É um hospital que da prejuizo como todos os demais hospitais filantropicos. O erro medico , é do medico e não da Santa casa e nem do provedor, se tiver alguem para responder pelo ato será o medico. As vezes a sta casa fica sem medico por algumas horas, porque os medicos atrasam faltam , pois estao contratados para nao faltar. Com a inauguração da UPA em fevereiro, o pronto atendimento do SUS sera feito somente pela UPA, fato que vai desafogar e muito a Santa Casa e vai melhorar muito o atendimento de urgencia e emergencia.Criamos o CRI – uma UBS só para os idosos; ninguem havia feito nada pela saude do idoso, principalmente na prevenção; estamos com 3 frentes da Estrategia de saude da Familia (Baguaçu, Ribeiro e Cohab 4), fazendo o trabalho preventivo de doenças e 35 milhoes em investimentos em saneamento basico (prevencao a saude). Temos que criar uma frente de apoio a Santa Casa, valorizar nosso hospital e colaborar com ele, é o unico que sobrou, lembra que tinhamos 3? Conte sempre comigo e conto com suas criticas , elogios e opnioes, que serão sempre respeitadas. Beijão”.

RÉPLICA DA BRUNA


Às 02h23, a gerente desta Folha volta a se manifestar:

“Geninho Zuliani vocÊ acha que o erro medico, tira a responsabilidade do hospital?? acho que não ein, sabae porque, porque se ali tivesse médicos realmente competentes , experientes mt coisa teria sido evitada, não falo so da morte da minha vo nao, falo de mts pessoas que vivem reclamando, amigos meus que vao ate la, e sao tratados como cachorros..que não são atendidos, ou qd sao atendidos tem diagnosticos errados… NÃO adianta apenas ter 10 médicos sendo que apenas 1 tem capacidade e experiencia o bastante para atender, isso que é o cumulo … reveja o quadro clinico … Outra coisa, a santa casa nao é responsabilidade da prefeitura como vc mesmo disse….então ela é responsabilidade de quem??? quem colocou o provedor lá?? todos tem ligação com prefeitura, já que não é responsabilidade da prefeitura faça uma eleição digna aberta, clara, para que todos possam votare e reeleger um novo provedor…Pq sinceramente, dps que o mario montini assumiu lá…..não tem nd sob controle não…pelo contrário, parece mais um inferninho ….. Perca meio dia ou ate mesmo um dia, saia da prefeitura, e se dirija ate lá, fique 1 hr que seja no pronto socorro, e voce ver a mais triste realidade, verá inclusive que o q todos estão flando não tem nd a ver com politicagem e sim realidade…”

ARANTES ESCREVE


Após essa manifestação de Bruna Arantes, o prefeito não voltou a se manifestar. O editor desta Folha, José Antônio Arantes, já na manhã da quarta-feira, pelo fato de o diálogo ter sido travado em sua página do Facebook, resolveu então esclarecer a sua situação:

“Em primeiro lugar, quero deixar claro que não compactuo com o sr. Aristofanes Mercuri, claro, não pelo que está escrito, mas por se esconder no anonimato. Nesta época de eleições é comum aparecer falsos profetas, geralmente pessoas sem moral suficiente para usar o próprio nome (não que este seja o caso do Sr. Aristofanes que covardemente se esconde atrás da bandeira do anonimato) utilizando os meios de comunicação para cumprir seus objetivos políticos escusos.

Quanto aos posicionamentos de minha filha, só tenho a dizer que foi educada para buscar a si mesma, para se conhecer, ter senso crítico, opinião própria e não ser sombra de ninguém.


Quanto as manifestações do jovem prefeito, este demonstra estar cego pelo poder e, ao invés de trabalhar com a realidade, parece querer insistir na criação de uma Olímpia inexistente onde tudo que toca vira belo, maravilhoso, enfim, parece querer que enxerguemos apenas através de seus olhos conturbados pelo poder que faz com que ouça e veja apenas o que veem os puxa-sacos do rei, bem ao estilo de seu mestre e antecessor, o marechal Carneiro.


Este assunto, inclusive, foi exaustivamente discutido na Coluna do Arantes, no jornal Folha da Região, edição de 31 de dezembro último, e está publicado também no site https://www.ifolha.temmais.com/index.php/coluna-da-folha.


Abraços a todos e, sinceramente, que o nosso prefeito acorde e assuma seus erros para poder coroar de êxito seus muitos acertos”.


Já na tarde do mesmo dia, quarta-feira, por volta de 15 horas, o dialogo estranhamente sumiu do site de relacionamentos.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas