12 de novembro | 2008

Carneiro estabelece mais um feriado no município de Olímpia

Compartilhe:

O prefeito Luiz Fernando Carneiro estabeleceu mais um feriado no município de Olímpia. O Projeto de Lei número 4073/2008, de sua autoria, foi aprovado na sessão ordinária da câmara municipal da segunda-feira, dia 10 de novembro, criando o feriado municipal do Dia da Consciência Negra, no dia 20 de novembro de cada ano, já partir de 2008.

A proposta dispõe sobre a fixação de Feriados Municipais foi votada em regime de urgência, sendo aprovado na mesma sessão em 1ª discussão e Redação Final e recebeu apenas o voto contrário do vereador Valter Joaquim Bitencourt.

Após a publicação da Lei sancionada pela Imprensa Oficial, ficará fixado como Feriados Municipais o dia 02 de março, data em que se comemora o aniversário da cidade; o dia 24 de junho, dia do Padroeiro São João Batista; e também o dia 20 de novembro, data em que se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra.

A sexta-feira da Paixão também é mencionada no projeto, mas esta é livre para os municípios por se tratar de feriado religioso. Com isso, segundo a assessoria de imprensa da câmara municipal, Olímpia soma-se a outras centenas de cidades brasileiras que já haviam decretado feriado municipal na mesma data.

Comemorado há 35 anos, o Dia Nacional da Consciência Negra lembra o assassinato de Zumbi, morto em 1695 e considerado o mais importante líder do quilombo de Palmares (AL), maior e mais importante comunidade de escravos, com população estimada de mais de 30 mil pessoas.

Neste ano o dia 20 de novembro será feriado em cerca de 260, de um total de 5.561 municípios do país, segundo levantamento da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Acredita-se que no próximo ano, o número de municípios que adotará a data como feriado aumentará consideravelmente.

Orçamento
Por outro lado, também foi aprovado, só que em primeira discussão, o Projeto de Lei nº 4071/2008, de autoria do prefeito Luiz Fernando Carneiro, estimando a receita e fixando a despesa do município para o exercício de 2009.

Por isso, os vereadores têm um prazo de cinco dias úteis para a apresentação de emendas ao projeto, prazo que segundo a informação que consta no site da câmara, se encerra na segunda-feira, dia 17.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas