07 de setembro | 2014

Diretor garante que jogar esgoto tratado no Cachoeirinha é exigência da CETESB

Compartilhe:

A construção de um emissário para passar a despejar o esgoto tratado na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) compacta do Jardim Santa Fé, na zona leste de Olímpia, no rio Cachoeirinha ao invés de continuar despejando no córrego dos Pretos, foi uma exigência da CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – órgão ligado à Secretaria do Meio Ambiente do governo do Estado de Paulo.

A informação foi passada pelo diretor da Superintendência de Água, Esgoto e Meio Ambiente – Daemo Ambiental, Antônio Jorge Motta, em entrevista que concedeu à reportagem desta Folha da Região, na tarde da quarta-feira, dia 3.

Para tanto foi construído um emissário de aproximadamente três mil metros para levar o esgoto tratado na ETE compacta até ao rio Cachoeirinha. “Nós concluímos o emissário agora em cumprimento de termo de ajustamento de conduta com a CETESB que nos obrigou a isso”, explicou.

De acordo com Motta, o emissário começa na ETE do Jardim Santa Fé e termina aproximadamente 500 metros abaixo da ponte da Prainha: “Não tem nada do que alegam ali. Ali é uma obra em cumprimento de um termo de ajustamento de conduta entre a Daemo Ambiental e a Cetesb”.

O TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) teve por finalidade jogar o esgoto tratado longe do ponto de captação de água que vai abastecer a Estação de Tratamento de Água (ETA), que, embora paralisada por problemas jurídicos, está sendo construída no Jardim Luíza.

“Esse TAC é porque hoje nós lançamos, de acordo com todas as aprovações ambientais, no córrego dos Pretos. Só que é um córrego muito pequeno. Então, apesar do nosso esgoto sair (tratado) com 92% de eficiência fizemos um termo de ajustamento de conduta para jogar para baixo de onde vai ser captada água no rio Cachoeirinha”, reforçou.

Também de acordo com Motta “apesar de toda a eficiência de tratamento que a gente está lançando é necessário que Olímpia, pelo porte de agora, comece a lançar no rio Cachoeirinha. Inclusive até pela distância que dá mais de três mil metros, a água vai chegar mais aerada ainda. Quer dizer, melhor ainda”.

Mas o cumprimento desse TAC estava atrasado: “A gente está cumprindo isso. Já estava com atraso de um ano com o termo de ajustamento de conduta. Então, nós já fizemos isso agora para cumprir o acordo”.

Já sobre o esgoto do Jardim Harmonia ele informa que desde o início está sendo lançado e tratado na ETE compacta do Jardim Santa Fé e não diretamente no córrego dos pretos como chegou a ser ventilado: “Conversa fiada. Na verdade o esgoto do Harmonia e todos aqueles loteamentos naquela parte baixa da cidade lá vai para a estação compacta de tratamento de esgoto. Então, é um esgoto totalmente tratado”.

“A única coisa que a gente fez foi tirar do córrego dos Pretos e lançar diretamente no rio Cachoeirinha lá embaixo e tomando o cuidado de lançar abaixo de onde nós vamos captar água para a nova ETA”, finaliza.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas