20 de agosto | 2018

Congo Sainha Irmãos Paiva faz homenagem à Princesa Isabel

Compartilhe:

De acordo com o folclorista Luiz Geraldo Custódio, conhecido por Luiz Paiva (foto), integrante do Terno de Congo Sainha dos Irmãos Paiva, de Santo Antônio da Alegria, no Estado de São Paulo, que já está em sua quinta geração, o folgue­do que apresenta faz uma homenagem, principalmente à Princesa Isabel, por ter sido ela a autora da Lei Aurea, que libertou os negros da escravidão no Brasil.

“É uma dança muito antiga, tradicional, folclórica e religiosa. Hoje nossa família está na quinta geração, trazendo a arte do congo e da congada para a festa de Olímpia”, contou em reportagem exibida pela rádio Cidade FM, no programa Cidade em Destaque, apresentado diariamente pelo jornalista José Antônio Arantes.

O grupo, que existe há 78 anos, é quase todo composto por pessoas da mesma família, mas também com a participação de alguns amigos. “A maior parte de familiares”, conta. Com 52 componentes, o grupo viaja 380 quilômetros para uma apresentação de 10 minutos no palco e a participação no desfile de encerramento, na manhã do domingo.

“Vale a pena (vir) porque nós ajudamos a fundat esse festival. Nosso grupo participa há 54 anos e com muita alegria a gente vem todo ano. Vale muito a pena para nós”, explicou.

Sobre a vestimenta explica que “na época do império as mulheres usavam vestido longo mostrando que tampariam a veste de baixo. Então, encurtamos o vestido para mostrar a veste de baixo, daquela época. Só que mudamos as cores para dar mais contraste com o tom rosa junto com o azul e o amarelo. Sempre foram essas cores. Nunca mudamos o tom”. Além disso, eles próprios fabricam os instrumentos que usam. “Para não acabar a tradição”, contou.

“A coroa – segundo ele – é um sinônimo de pai, filho e espírito santo e é uma homenagem que a gente faz a princesa Izabel, que libertou os escravos e também a gente presta uma homenagem muito grande a Nossa Senhora do Rosário, onde existe a festa do Congo e do Congado”.

Na cidade sede do grupo as festividades religiosas ocorrem na primeira semana de setembro. Outros Santos são: São Benedito, São Roque, São Domingos, Santa Catari­na, Santa Ifigênia, além de Nossa Senhora do Rosário.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas