13 de agosto | 2007

Concluída mudança do leito do Olhos D’água ao lado do Thermas

Compartilhe:

 

Foi concluída na manhã desta sexta-feira (10), por volta das 10h30, a obra para mudança da passagem das águas do córrego Olhos D’água, fazendo o leito voltar ao seu curso natural, no trecho que passa ao lado do Parque Aquático Thermas dos Laranjais.

A informação foi passada cerca de uma hora depois, pelo prefeito Luiz Fernando Carneiro, quando falava em seu programa semanal na Rádio Menina AM. "Foi um desvio do rio saindo das imediações próximas ao Thermas para um pouco mais longe", comentou.

Carneiro explicou que estava no local, junto com o presidente do Thermas, Benito Benatti, o vice-prefeito José Augusto Zambom Delamanha, o diretor presidente do DAEMO (Departamento de Água e Esgoto do Município de Olímpia), Luiz Martin Junqueira, e ainda outros diretores do clube, quando foi aberta a passagem da água pelo novo curso, ou seja, pelo leito natural do rio.

A obra, segundo explicou o prefeito, atende a exigências legais visando a preservação do meio ambiente, que estipula um limite mínimo da margem do rio para, no caso, o terreno onde está o Parque Aquático Thermas dos Laranjais.

Ainda sobre a defesa do meio ambiente, informou que o Thermas vai recuperar aquela área e plantar, novamente, a vegetação natural do local. Com isso fica longe do Thermas (o rio), dentro da lei, dos 30 metros pelo menos, do início (do terreno) do Thermas", explicou.

Por outro lado, o prefeito informou que a obra vai também facilitar para a prefeitura, que juntamente com o DAEMO tem que executar a obra da implantação do emissário de esgoto, que obrigatoriamente, tem que passar por ali.

Para tanto, foi feita uma parceria que, segundo prefeito, facilita a solução de um entrave, tanto para o Thermas, quanto para a prefeitura: "para a passagem da nossa obra para dar continuidade no nosso tratamento de esgoto, que é uma obra importantíssima para nossa cidade, porque significa mais saúde".

Com a implantação do emissário, num trecho de aproximadamente um quilômetro a partir da ponte do entroncamento das avenidas Aurora Forti Neves e dos Constitucionalistas de 32, todo o esgoto passará a ser jogado no rio após o terreno do Thermas.

Vale do Turismo

Além de um verdadeiro trabalho ecológico que a diretoria do Thermas está fazendo, inclusive com o replante de árvores, cujas mudas foram doadas pela Cesp, o retorno do córrego Olhos D’água ao seu leito original abre outra grande possibilidade para a cidade, com a implantação naquela região do sonhado Vale do Turismo.

Caso sejam confirmadas algumas informações que dão conta que da ponte onde começará o emissário – terá cerca de mil metros – até o asfalto da rodovia Assis Chateaubriand há uma distância de cerca de 2,5 mil metros, obra que está sendo completada, abre grandes possibilidade da concretização do tão sonhado plano de desenvolvimento do turismo de Olímpia.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas