14 de abril | 2024

Bruno Américo transforma palavras em arte nas vias de S. J. do Rio Preto

Compartilhe:

DE PAPO COM BRUNA!
Bruno Américo: de redator a artista de rua, uma trajetória de expressão e mudança. Usando a técnica de lambe-lambe, Bruno Américo espalha mensagens que desafiam e provocam reflexões entre os habitantes de Rio Preto.

Bruna Arantes – Em Rio Preto, uma cidade conhecida por sua efervescente cultura artística, Bruno Américo destaca-se como um influente artista de rua e escritor. Seu método de expressão escolhido, o lambe-lambe, é uma técnica tradicional de colagem que ele utiliza para engajar o público em diálogos visuais e reflexões profundas.

Utilizando suas habilidades desenvolvidas como redator publicitário e sua paixão pela escrita autoral, Bruno transforma simples paredes da cidade em plataformas de comunicação impactantes.

Desde muito jovem, Bruno teve uma conexão íntima com as palavras, uma paixão que ele credita à influência de sua avó. Essa relação inicial com a leitura e a escrita cresceu e se transformou em uma poderosa forma de arte visual.

INFLUÊNCIA DA AVÓ

“Minha avó foi minha primeira grande inspiração. Ela me introduziu ao mundo dos livros e cadernos, despertando um amor pelas palavras que só cresceu com o tempo,” relata Bruno.

O artista escolheu a técnica do lambe-lambe por sua rica história em movimentos de arte de rua e sua eficácia em transmitir mensagens de forma acessível. Historiadores da arte identificam o lambe-lambe como um método adotado por movimentos sociais e culturais para disseminar informações e provocar reflexões em períodos de grande turbulência política e social.

“NO COMEÇO ESCREVIA PRA MIM MESMO”

“No início, eu simplesmente escrevia para mim mesmo, mantendo minhas reflexões em blocos de notas ou compartilhando de forma muito restrita. Com o tempo, senti a necessidade de levar essas mensagens para um público maior, para realmente provocar um impacto,” explica Bruno sobre sua transição da escrita privada para a arte pública. O artista detalha seu processo de escolha de locais para as colagens, priorizando pontos de alta visibilidade e tráfego, para maximizar o diálogo com a comunidade.

As obras de Bruno são reconhecidas não só em Rio Preto mas também em outras partes do Brasil, graças à ampliação de seu alcance pelas redes sociais. Seu trabalho é frequentemente compartilhado e discutido online, criando uma comunidade virtual de seguidores e admiradores de sua arte. “É incrível ver como as pessoas se conectam com as mensagens, muitas vezes enviando feedbacks que confirmam o poder de transformação das palavras,” diz Bruno.

PROJETOS PERSONALIZADOS

Além do impacto visual e emocional, Bruno Américo também oferece projetos personalizados, que permitem que indivíduos e empresas integrem suas próprias visões e mensagens ao estilo único do artista. Essa personalização vai além do estético; ela permite uma conexão mais profunda entre o artista e o cliente, criando peças que são verdadeiramente representativas de desejos e ideais individuais.

“Esses projetos personalizados são um diálogo entre minha visão artística e as expectativas do cliente. Cada peça é uma co-criação que carrega um significado especial, tanto para mim quanto para quem a encomendou,” compartilha Bruno.

INCORPORAR ARTE E INSPIRAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO

Essa abordagem tem atraído uma variedade de clientes, desde indivíduos buscando uma expressão artística única para momentos significativos da vida, como casamentos e aniversários, até empresas procurando incorporar mais arte e inspiração em seus espaços de trabalho.

A jornada de Bruno como artista é também um testemunho do seu compromisso com a valorização da arte independente e do impacto cultural que ela pode ter.

“Meu objetivo não é apenas decorar espaços, mas sim provocar pensamentos e inspirar mudanças através das palavras. Acredito firmemente no poder da arte como uma ferramenta de transformação social e pessoal,” afirma.

MOTIVAR FUTURAS GERAÇÕES

O trabalho de Bruno é uma inspiração para muitos jovens e aspirantes a artistas, demonstrando que é possível seguir uma paixão e ter um impacto significativo na sociedade. O artista também é ativo em workshops e eventos, onde compartilha suas técnicas e inspirações, ajudando a educar e motivar futuras gerações de criativos.

O lambe-lambe de Bruno Américo, portanto, transcende a ideia tradicional de arte de rua; é uma fusão de comunicação visual, impacto social e expressão pessoal.

MOMENTOS DE REFLEXÃO

Com cada frase colada nas paredes de Rio Preto e além, Bruno não apenas deixa sua marca na cidade, mas também no coração e na mente de quem passa, oferecendo momentos de reflexão e transformação.

Em uma época em que as palavras podem parecer efêmeras, a arte de Bruno prova que elas têm o poder de persistir — tanto nas paredes quanto nas memórias das pessoas.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas