26 de abril | 2009

Comandante da PM vê trânsito violento em Olímpia

Compartilhe:
 
 Embora reconhecendo a necessidade de instalação de novos equipamentos de controle de trânsito e que a população da cidade é composta por pessoas bastante educadas e hospitaleiras, na avaliação da capitã Marililzi Scomparin, comandante da 2.ª Companhia de Policia Militar, de Olímpia, a principal preocupação é a falta de conscientização dos motoristas. Segundo ela, a cidade tem um trânsito que pode ser considerado violento e comparado, até, a um filme do Pateta.

“A gente percebe que quando alguns motoristas assumem o volante se transformam nuns monstros, parece até aquele filme do Pateta. Eles desrespeitam a sinalização, desrespeitam os pedestres, desrespeitam os outros veículos e dirigem de uma forma muito ofensiva”, comentou durante entrevista à Folha.

Ao falar da violência do trânsito local, citou principalmente a quantidade de reclamações que tem recebido do comportamento dos moto-taxistas da cidade.

“Temos recebido muitas reclamações de moto-taxis costurando no trânsito, colocando em risco suas vidas e a de seus clientes”, afirmou.

Para a melhor solução para o problema seria a melhor conscientização dos motoristas, além da instalação de equipamentos controladores do trânsito, como semáforos, radares e lombadas. “Para ver se a gente consegue educar o motorista de Olímpia”, acrescenta.

A intenção, segundo ela, é começar a fazer campanhas nas escolas com a finalidade de orientar os jovens, para que estes, na condição de filhos, passem a orientar seus pais.

Porém, diz também que é preciso fazer um trabalho junto ao setor de auto-escola da cidade “para quando o aluno fosse tirar a sua CNH, já fosse orientado e educado para ter um trânsito mais tranqüilo”. 

Scomparin avisa que o motorista deve dirigir de forma defensiva e com as devidas cautelas para evitar acidentes: “Depois que ocorre um acidente não importa mais quem estava certo ou quem estava errado, quem gerou e quem não gerou o acidente.

Depois de uma vida perdida ou de uma pessoa machucada, esse fator é irrelevante”.
Sobre as necessidades de equipamentos de controle de tráfego, a comandante avisa que a avenida Aurora Forti Neves, por exemplo, necessita de radares em alguns pontos, para inibir os excessos de velocidade e, conseqüentemente, evitar acidentes mais graves.

Ainda de acordo com a capitã, está sendo preparado um levantmento dos últimos seis meses, mostrando quais os locais com maiores índices de acidentes de trânsito.

“Pretendemos fazer um documento e encaminhar para a prefeitura municipal para sugerir a colocação de radar, de lombada e até de semáforos fotográficos aqui na cidade de Olímpia”, finaliza.

 
Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas