17 de janeiro | 2016

Chuva atinge quase 500 mm em 15 dias e já supera meses de janeiro dos últimos 6 anos

Compartilhe:

As chuvas que estão caindo, praticamente ininterruptamente nos últimos 15 dias, já ultrapassou os 400 mm e está beirando os 500 mm. Já é maior do que as registradas em todos os meses de janeiro dos últimos seis anos. Para se ter uma ideia, o mês de janeiro neste período que registrou maior incidência de chuvas foi o de 2011, quando o pluviômetro da Casa da Agricultura local marcou 353,3 mm, mas isso durante todo o mês. Em janeiro do ano passado choveu apenas 84,7 mm.

Neste mês de janeiro, somente na primeira quinzena foram somados 479.01 mm de chuvas. No primeiro dia do ano choveu 10 mm. Dia 3, 9,2. Dia 4, 14,5. Dia 9, 52,4. Dia 10, 17,1. Dia 11, 49,5. Dia 12, 124,1. Dia 13, 54,8. Dia 14, 58,5. E na última sexta-feira, dia 15, 89mm.

A terça-feira, dia 12 foi o dia em que mais choveu em Olímpia, com 124,1 mm. Mas na quinta-feira, 14, índice auferido na sexta, 15, a chuva intermitente e praticamente durante todo o dia teve o índice de 89 mm e acabou inundando o cruzamento das avenidas Waldemar Lopes Ferraz com a Mário Vieira Marcondes e a parte baixa do São Benedito, onde estão situados a sede do Sindicato dos Bancários e a loja Nakamura Materiais para Construção.

Nos últimos seis anos tivemos um índice superior a esse, somente em março também de 2011 quando foi registrado 534,9 mm.

COMO SE CALCULA O ÍNDICE
O índice pluviométrico refere-se à quantidade de chuva por metro quadrado em determinado local e em determinado período. O índice é calculado em milímetros.

Se for afirmado que o índice pluviométrico de um dia, em um certo local, foi de 2mm, significa que, se existisse nesse local uma caixa aberta, com 1 metro quadrado de base, o nível da água dentro dela teria atingido 2 mm de altura naquele dia.

Para chegar a esse índice, as centenas de estações meteorológicas espalhadas pelo país utilizam um aparelho conhecido como pluviômetro.

Há vários modelos diferentes, mas o instrumento constitui-se, basicamente, do funil de captação e básculas que enviam sinais elétricos para uma estação meteorológica.

Quando escutamos que choveu 7 milímetros na cidade, por exemplo, significa que essa seria a altura média alcançada pela água a partir do chão em determinado período de tempo.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas