09 de setembro | 2009

“Choro das 3” encerra temporada do Circuito Cultural Paulista

Compartilhe:

O musical “Choro das 3” vai encerrar a temporada 2009 do Circuito Cultural Paulista em Olímpia. O espetáculo acontece no sábado, dia 12, às 20 horas, na Casa de Cultura Prefeito Álvaro Marreta Cassiano Ayusso, com entrada franca. O musical, lançado em 2003, nasceu da paixão de três irmãs pela música instrumental brasileira. Corina (flauta), Lia (violão) e Elisa (bandolim) se dedicam a resgatar e divulgar o choro, autêntico gênero musical brasileiro.

O primeiro CD, Meu Brasil Brasileiro, consagrou o trabalho que garantiu ao trio o prêmio de Melhor Grupo de Música Popular de 2008 pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte). Baseado no repertório do CD, o espetáculo traz frescor e jovialidade a alguns clássicos do choro, músicas de autoria do grupo e o clássico “Alla Turca”, de Mozart – na versão “chorosa” que tem arrebatado o público e a crítica por onde quer que passe.

Durante o show as meninas conversam entre si e com o público, contando histórias e fatos engraçados e/ou curiosos dos compositores e das obras apresentadas, prendendo a atenção até mesmo do ouvinte menos familiarizado com a música instrumental. São apresentados diversos instrumentos solistas flauta, clarinete, banjo e bandolim, sempre em conversas, inspiradas pela famosa dupla Pixinguinha e Benedito Lacerda, com o intuito de apresentar diversos timbres, quebrando a “monotonia” de um único solista.

O Choro é o primeiro gênero urbano do Brasil. Mas é o nome “Choro” que deixa as pessoas curiosas ou até um pouco confusas, pois normalmente elas não entendem porque essa música alegre e dançante tem um nome que remete à tristeza.

A princípio o Choro era uma maneira de se tocar, era o jeito mais sentimental, mais “chorado” dos músicos brasileiros tocarem as músicas européias. Depois, esses músicos passaram a misturar a música européia ao batuque dos negros escravos. Pronto! Aí estava a mistura certa, a combinação perfeita entre técnica avançada, sentimento e balanço.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas