03 de março | 2024

121 ANOS: “Chef” destaca potencial da cidade e entende que saúde é ponto crucial

Compartilhe:

CRESCIMENTO E DESAFIOS!
Mariana Alvarenga destaca o potencial de Olímpia e aponta a saúde como desafio crucial. Necessidade de um desenvolvimento que acompanhe o ritmo acelerado do turismo e do acolhimento que define Olímpia.

Às vésperas do aniversário de 121 anos de Olímpia, a cidade é celebrada por seus moradores não apenas por sua rica cultura e crescimento econômico, mas também vista através de uma lente crítica quanto aos serviços públicos, especialmente na área da saúde.

Mariana Alvarenga, chef de cozinha e moradora de Olímpia há dez anos, compartilha sua admiração pelo patrimônio cultural e pelos eventos que marcam a identidade da cidade, como o renomado Festival do Folclore.

Contudo, ela enfatiza a urgência de melhorias na saúde e na infraestrutura de acesso, apontando para a necessidade de um desenvolvimento que acompanhe o ritmo acelerado do turismo e do acolhimento que define Olímpia.

CIDADE É ESPECIAL MAS PRECISA MELHORAR

Mariana aborda também outras facetas de Olímpia, revelando um olhar detalhado sobre o que torna a cidade especial e ao mesmo tempo aponta para onde ela pode melhorar.

Sua paixão pela Estação Cultural de Olímpia (ECO) reflete um apreço pela história e pela preservação cultural que, segundo ela, tem visto avanços significativos nos últimos anos. “É um lugar que preserva a antiguidade da cidade… aquela parte histórica ali ela é muito preservada e é o que me chama muita atenção,” diz Mariana, indicando um reconhecimento das iniciativas para manter viva a história de Olímpia.

O Festival do Folclore surge em sua narrativa como um evento imperdível, uma celebração que coloca Olímpia no mapa cultural tanto nacional quanto internacionalmente. Esse apreço pela cultura local se estende à sua visão sobre os serviços públicos em geral, que ela considera bons, com exceção da área da saúde, onde vê uma necessidade urgente de melhorias para atender tanto aos residentes quanto ao crescente número de turistas.

ACESSO AOS BAIRROS MAIS ANTIGOS É PROBLEMA

A infraestrutura da cidade, especialmente o acesso aos bairros mais antigos, é outro ponto que Mariana acredita necessitar de atenção. Conforme a cidade cresce, ela observa que o planejamento urbano precisa acompanhar esse desenvolvimento para garantir que todos os cidadãos tenham acesso facilitado às diversas áreas de Olímpia.

Vivendo em Olímpia há uma década, Mariana se sente plenamente integrada e segura na cidade, uma sensação que ela atribui ao ambiente acolhedor e à comunidade que a recebeu de braços abertos.

Essa sensação de pertencimento é algo que ela espera ver preservado e fortalecido nos próximos anos, à medida que Olímpia continua a expandir seu horizonte econômico e infraestrutural.

Olhando para o futuro, Mariana expressa otimismo quanto ao crescimento de Olímpia, antecipando uma expansão que transcende o turismo para incluir uma melhoria abrangente da qualidade de vida dos munícipes.

ENVOLVIMENTO EFETIVO NAS QUESTÕES DA CIDADE

Ela vê o desenvolvimento econômico, cultural e sustentável como interligados, necessitando de um planejamento cuidadoso para assegurar que os benefícios sejam amplamente distribuídos.

Participante ativa em iniciativas comunitárias através de sua igreja, Mariana sublinha a importância do voluntariado e da participação cívica no fortalecimento dos laços comunitários e no apoio às festividades locais.

Ela encoraja todos os cidadãos a se envolverem mais ativamente nas questões da cidade, seja através de conselhos municipais, ações sociais ou simplesmente mantendo-se informados e responsáveis perante o poder público.

Em suas palavras finais, Mariana reitera seu amor por Olímpia, descrevendo a cidade como “acolhimento” e expressando gratidão pelo modo como foi recebida.

Seu local favorito para relaxar, o Thermas dos Laranjais, simboliza o equilíbrio ideal entre diversão e tranquilidade que ela valoriza em Olímpia. Ela também manifesta o desejo de ver mais espaços ecológicos na cidade, lugares onde a natureza e as atividades ao ar livre possam ser plenamente apreciadas por residentes e visitantes.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas