17 de maio | 2009

Celebração de Missa Conga fechou Encontro de Congadas de Olímpia

Compartilhe:

A celebração de uma Missa Conga, na igreja de São Benedito, marcou o encerramento do 8.º Encontro de Congadas de Olímpia, organizado pela Associação de Proteção ao Congado e Terno de Congada Chapéu de Fitas, do Jardim Santa Efigênia, zona norte da cidade de Olímpia. O ato religioso foi precedido de uma procissão que teve início por volta das 16 horas, em direção ao Jardim São Benedito, ‘Pito Aceso’.

Mas o encerramento começou com o café comunitário de São Benedito e dos festeiros, abrindo as festividades. Por volta das 14 horas, como estava programado, houve o encontro dos congos e moçambiques, quando se realiza o translado dos reis e coroas de seus locais de origem.

No sábado, dia 16, aconteceram os cortejos de visita aos festeiros e coroas. O evento teve início na quarta-feira, dia 13, com a Festa de São Benedito, Nossa Senhora do Rosário e Santa Ifigênia. O ato religioso realizado na Praça São Benedito teve, inclusive, acompanhamento da Rede Globo de Televisão, através da equipe do programa Globo Rural.

Nesse dia aconteceu o levantamento dos mastros de São Benedito, Nossa Senhora do Rosário e Santa Ifigênia, na Igreja de São Benedito, no bairro do mesmo nome.

Tradição
No Brasil diversas comunidades de tradição também realizam suas festividades na semana em que se comemora, no dia 13 de maio, a libertação dos escravos, data da Lei Áurea assinada em 1888 pela Princesa Isabel, extinguindo aquela forma de escravidão no País. Mas, o início dos festejos ocorreu com a celebração das novenas de tradição católica, de preparação, realizadas desde o dia 4 de maio, na Casa dos Devotos, no Jardim Santa Ifigênia.

A organização do evento é uma iniciativa dos familiares do capitão José Ferreira, com apoio de amigos e da comunidade local e tem a participação das irmandades de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito do município de Olímpia e Franca, no Estado de São Paulo.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas