05 de fevereiro | 2009

Cão de Cajobi investigado por possível leishmaniose em Rio Preto

Compartilhe:

O Centro Municipal de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde de São José do Rio Preto, está aguardando confirmação de um possível caso de leishmaniose, em um cachorro que vive na cidade e tem origem da cidade de Cajobi, microrregião de Olímpia. No total há cinco possíveis casos sendo investigados.

Segundo o órgão, dos cinco possíveis portadores da doença, três são nascidos e criados em Rio Preto, um é de Cajobi e vive na cidade e outro não foi identificada a origem, por ser morador de rua. O responsável pelo Centro de Zoonoses, Flávio Vani Amaral, disse que os resultados deveriam sair até no dia seis de fevereiro.

Por outro lado, o órgão confirmou que seis cachorros contraíram leishmaniose no ano de 2008, em Rio Preto. De acordo com o CCZ, os casos são importados de outras cidades, já que o município não possui o mosquito transmissor da doença.

Amaral afirma que os seis casos confirmados são importados. Um veio de Belo Horizonte, outro de Três Lagoas, dois de Araçatuba e dois de Campo Grande. Muitas vezes o animal é portador, mas os donos não identificam os sintomas.

Porém, caso fique comprovado que os animais tenham contraído a doença em Rio Preto, a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) terá que atuar no município pesquisando o mosquito vetor.

No ano passado, 163 amostras foram coletadas pelo Centro de Zoonoses. De acordo com Amaral, são feitas mais de uma coleta em cada animal antes de encaminhar o material para análise e uma eventual confirmação.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas