27 de abril | 2014

Caixa Preta da Saúde expõe caos geral na saúde de Olímpia

Compartilhe:

O mapa do calvário, forma co­mo está sendo chamada a Caixa Preta da Saúde, site que entrou em funcionamento no dia 12 de abril, está expondo o verdadeiro caos geral que está instalado no setor da saúde pública de Olímpia, principalmente a partir da administração do prefeito Eugênio José Zu­liani, que, em várias situações tem demonstrado deixar a desejar, ma­­is que seu antecessor, o ex-pre­fei­to Luiz Fernando Carneiro.

O site foi criado como uma forma da população registrar suas reclamações contra o setor que, principalmente em Olímpia, está sendo considerado precário por conta das muitas deficiências que apresenta.

Segundo foi apurado no início da noite desta sexta-feira, dia 25, oito reclamações (cinco nos últimos dias) contra o sistema local foram registradas desde que o site entrou no ar há aproximadamente duas semanas.

Os focos das denúncias são: Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a farmácia da Se­cretaria Municipal de Saúde que funciona na antiga Beneficência Portuguesa.

Entretanto, nos últimos dias surgiram reclamações da falta de realização de exames clínicos es­pe­cializados e da não marcação de cirurgias, nesse caso pelo menos uma delas envolvendo a especialidade de oftalmologia.

De acordo com uma denúncia registrada na quarta-feira, dia 23, a pessoa que se identifica pelo nome Cláudia, reclama de ainda não ter sido agendada uma cirurgia denominada vitrectomia, que o pai dela está aguardando há mais de um ano. “Meu pai está aguardando uma cirurgia denominada vitrectomia, com o risco de perder a visão, há mais de um ano”, afirmou no site.

CIRURGIA URGENTE

Segundo o que foi apurado no site Visão Laser Hospital Oftal­mológico, na internet, a vi­trec­to­mia é uma cirurgia que tem que ser realizada o mais rápido possível, como forma de evitar complicações como a perda da visão, inclusive.

“A cirurgia deve ser feita o quanto antes, porque a distorção macular ou descolamento da retina por tração causará perda de visão permanente”, diz trecho da explicação do procedimento.

“Quan­do mais tempo a mácula fica distorcida, mais acentuada será a perda de visão”, acrescenta.

Outra reclamação registrada no mesmo dia 23, dá conta que uma pessoa está aguardando por uma ressonância magnética desde julho de 2013, ou seja, há aproximadamente 10 meses. “Exame de Ressonância Magnética sem definição de data de realização, marcado desde julho de 2013”, reclama Cláudia Regina Fossalussa Lisse.

Mas na quinta-feira, dia 24, a reclamação de Fatima Apare­ci­da De Oliveira Albertino, era contra UBS e secretaria “com se­us assessores” (sic). “Aqui em Olímpia não está sendo fácil para a população. Na área da saúde a situação é mais complicada. A população es­ta sofrendo com o mal atendimento e com a falta de remédio desde os mais simples de pressão, ate os mais complexos não se acha mais nas ubs”, reclamou Fátima Alber­tino.

A demora nos atendimentos parece ser uma constante nas reclamações registradas. Stefanny Pinheiro, por exemplo, reclamou da UPA: “demora no atendimento e descaso por funcionários”.

Também sobre a UPA foi a reclamação postada por Diegovisk no dia 23 de abril: “Essa UPA é uma vergonha não funciona e não fazem exames detalhados”.

Isso significa que usuários do sistema utilizaram do mecanismo online – criado pela Associação Médica Brasileira (AMB) – para re­latar os problemas da saúde pública e privada dos municípios.

A cada reclamação, uma cruz preta aparece sobre o nome da localidade. Para reclamar é só aces­sar o endereço: www. caixa­pre­ta­dasaude.org.br.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas