19 de janeiro | 2012

Biblioteca oferece novos livros com destaque para literatura nacional

Compartilhe:


DA ASSESSORIA
A Biblioteca Municipal Fernando de Barros Furquim, que funciona anexa à Casa de Cultura Prefeito Álvaro Marreta Cassiano Ayusso, está oferecendo novos livros, mas com destaque para a literatura brasileira. Um exemplo é “As Esganadas”, novo romance do humorista Jô Soares, que chegou ao topo da lista de livros de ficção mais vendidos em 2011.

Outras 16 novas obras também chegaram à Biblioteca esta semana, a maioria de escritores brasileiros, entre elas Em Algum Lugar Do Paraíso, de Luis Fernando Veríssimo. Os livros são comprados com recurso de multas pagas pelos leitores em atraso.

O acervo da Biblioteca Municipal, que está instalada nas dependências da Casa de Cultura, na Rua São João, número 942, na região central da cidade, já possui quase 30 mil títulos.

Para levar o livro para casa o usuário precisa apresentar documento (xérox do RG e comprovante de residência). Menores de 18 anos só acompanhados pelos pais ou responsável. Uma carteirinha é emitida para controle e a devolução após a data estipulada tem multa.

As Esganadas

Neste retorno à trama policial e ao romance de época – mais especificamente à Era Vargas, pano de fundo de O Homem que Matou Getúlio Vargas (1998) –, Jô fala de um homem obcecado pela figura materna, que ele matou e segue matando em todas as gordas que encontra. Sim, a mãe do serial killer era gorda, palavra que Jô prefere a qualquer outro sinônimo ou eufemismo.

O enredo de As Esganadas é simples e bem amarrado. A história gira em torno de Caronte, o dono da chique funerária Estige. O livro deixa claro desde o começo que ele é o assassino da trama. Assim como o pai, que acabou se matando, Caronte foi sufocado por uma mãe tirana, e passa a vida a se vingar dela.

A relação é de amor e ódio, daí o personagem se sentir excitado ao matar jovens gordas com receitas portuguesas herdadas da “genitora lusitana” – o título de duplo sentido do livro se refere à fome voraz das vítimas e ao fato de elas morrerem sufocadas de tanto comer.

Mas não há entre criminoso e vítima uma relação exclusivamente erótica – tanto que, antes de optar pela capa final, Jô Soares chegou a vetar uma versão que trazia a ilustração de uma avantajada e sensual pin-up, bastante diferente das quase melancólicas gordas do livro.

Se o leitor sabe logo no início quem é o assassino, resta-lhe o suspense sobre a sua captura. Assim, por quase todo o livro se acompanha um divertido grupo à caça do serial killer: um delegado mal-humorado, seu assistente medroso e débil, uma moderna jornalista da revista O Cruzeiro e um ex-policial português inteligente.

LISTA DOS NOVOS LIVROS ADQUIRIDIOS
– O Exército de um Homem Só – Autor: Moacyr Sclia
– 1822 – Autor: Laurentino Gomes
– Um Dia – Autor: David Nicholls
– Cemitério de Praga – Autor: Umberto Eco
– De Volta À Cabana – Autor: C. Baxter Kruger
– Marina – Autor: Carlos Ruiz Zafón
– As Esganadas – Autor: Jô Soares
– Um Homem De Sorte – Descubra Do Que É Capaz A Força Avassaladora Do Destino – Autor: Nicholas Sparks
– Em Algum Lugar Do Paraíso – Autor: Luis Fernando Verissimo
– A Fascinante Construção Do Eu – Autor: Augusto Cury
– Em Busca dos Mundos Felizes – Autora: Aparecida Talhari
– A Misericórdia Divina nos Liberta do Passado – Autor: Izoldino Resende
– Esculpindo o Próprio Destino – Autor: André Luiz Ruiz
– Perda de Pessoas Amadas – Autor: Armando Falconi Filho
– As Mães de Chico Xavier – Autor: Saulo Gomes (org)
– O Plano B – Autor: Richard Simonetti
– O Evangelho Segundo o Espiritismo – Autor: Allan Kardec

SERVIÇO
Biblioteca Pública Municipal “Fernando de Barros Furquim”
Endereço: rua são João, 942 – Centro (na Casa da Cultura)
Telefone: 3279-8508. 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas