18 de fevereiro | 2010

Bebê transplantado passa bem e já se alimenta

Compartilhe:

“Agora será vida nova. Foram quatro meses de sofrimento vendo meu filho no hospital”. Dessa forma, a dona de casa Giseli Dutra de Oliveira, de 19 anos de idade, define o futuro da família depois da cirurgia realizada em seu filho Paulo Cezar Dutra Rocha, de um ano e oito meses. O bebê olimpiense passa bem depois de ter recebido um coração novo em cirurgia realizada na terça-feira, dia 16, no Hospital de Base (HB), de São José do Rio Preto.

Ele sofria de uma doença congênita chamada miocárdio não compactado, que faz o coração perder a força para bombear o sangue. Segundo o cirurgião cardiovascular que operou o bebê, Ulisses Alexandre Croti, chefe do Serviço de Cirurgia Cardíaca Pediátrica do HB, na quarta-feira, dia 17, sua equipe realizou um ecocardiograma em Paulo Cezar, que detectou que o coração que ele recebeu da menina Gabrielly Alana Pivanti, de um ano e três meses, está absolutamente normal.

Na manhã desse mesmo dia, o bebê já respirava espontaneamente e começou a se alimentar. Ele comeu pela primeira vez às nove horas. Tomou leite e sopa de legumes. Por volta das 17 horas, recebeu uma mamadeira com leite da mãe.

Paulo Cezar está na UTI pediátrica do HB e é monitorado 24 horas por um aparelho que observa suas funções vitais, como ritmo cardíaco, quantidade de oxigênio no sangue, temperatura do corpo e pressão arterial. Ele é acompanhado nas primeiras 72 horas depois do transplante por duas enfermeiras em tempo integral.

O bebê toma medicações especiais para evitar que o seu organismo tenha rejeição ao coração implantado. O remédio é administrado via oral e endovenosa. Com o passar dos dias, será apenas via oral. “Por isso, mesmo que o estado de saúde dele esteja bem, deve ficar internado de 15 a 20 dias, por causa da necessidade de adequação dessas medicações contra rejeição”, afirma o cirurgião.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas