02 de agosto | 2020

Ao entregar “gripário” prefeito anuncia que a Sta. Casa só vai internar pacientes de Olímpia

Compartilhe:

MAIS TESTAGEM!        
Gripário deverá aliviar volume de
atendimento da UPA e ajudar testagem de
Covid-19. Pacientes das cidades da
Comarca deverão ser encaminhados
para internação em outros hospitais
da região com estrutura maior.

O prefeito Fernando Cunha, ao vistoriar as instalações do “gripário” que deverá atender casos de síndrome gri­pal com testagem para covid-19, como medida para poder atender a demanda local, também anunciou que a Santa Casa de Olímpia, estaria praticamente certo, que o hospital não mais iria internar pacientes infectados com o novo coronavírus vindos de cidades da microrregião.

Segundo a assessoria de imprensa, a Prefeitura e a pro­vedoria do hospital têm fei­to gestão com o setor de re­gulação para que os pacientes das cidades da Comarca, como Guaraci, Severínia, Al­tair e Cajobi, sejam encaminhados para internação em outros hospitais da região com estrutura maior, deixando a Santa Casa exclusiva para atendimento de moradores de Olímpia.

Desde o início da pan­de­mia, a Santa Casa de Misericórdia também tem recebido atenção especial para oferecer estrutura de atendimento adequada aos pacientes suspeitos ou positivos para a Co­vid-19.  Agora, além da am­­pliação da capacidade para atender a população, o dire­cionamento de outros casos para hospitais maiores, deverá colocar mais leitos à disposição da população de Olímpia.

Gripário deverá

auxiliar no atendimento

de pessoas suspeitas de covid-19.

Outro equipamento, no entanto, deverá auxiliar também o tratamento dos pacientes da covid-19, principalmente aliviando o atendimento na UPA.

O prefeito Fernando Cunha esteve na sexta-feira no antigo “postão” e autorizou o funcionamento a partir deste sábado, 1º de agosto, Serviço de Referência em Síndrome Gri­pal, quando os moradores com sintomas leves de gripes, resfriados e possíveis sinais de Covid-19 passarão a ter um local especializado para buscar orientações e atendimento em Olímpia.

O local que foi totalmente reformado fica na entrada ao lado do antigo “Postão” e ocupará neste período de pan­demia, a unidade de Saúde da Mulher, recém construída.

O local está sendo ativado emergencialmente para oferecer um suporte a mais no atendimento de pacientes sintomáticos, considerando a mudança nos protocolos de saúde e o crescente número de casos registrados nas últimas semanas no município, o que possibilitará a ampliação da avaliação e testagem de moradores, bem como o monitoramento do contágio na cidade.

Intenção é diminuir o fluxo

de atendimento da UPA.

Com o novo equipamento, a intenção é de que os moradores com sintomas leves, como estado febril, tosse e dor de garganta, não se desloquem à UPA, mas sim, diretamente ao atendimento de Sín­­drome Gripal, diminuindo o fluxo da unidade 24 horas, que é um local de grande exposição e atende todos os tipos de urgências e emergências.

Na UPA também estão sendo tratados casos mais graves como de pacientes que apresentam dificuldades respiratórias ou fatores de risco associados como asma, obesidade, hipertensão, diabetes ou doenças crônicas, sendo encaminhados para inter­na­ção em caso de necessidade.

Para a opera­ciona­li­za­ção do atendimento de sín­dro­me gripal, foram convocados 25 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, habilitados por meio de Processo Seletivo Simplificado para atuação exclusiva no enfren­ta­men­to da Covid e que es­tão aptos a avaliar os pacientes e indicar a tes­tagem seja por teste rápido ou RT-PCR com coleta de swab naso-oro­fa­rin­ge (exa­me do coto­nete), de acordo com o período necessário para a detecção correta da Covid.

Gripário funcionará das 7 às 19h
todos os dias da semana

O serviço gratuito funcionará todos os dias, incluindo finais de semana, das 7h às 19h. O prédio recebeu mobília, equipamentos adequados e testes para atender a população. Além disso, uma empresa especializada em sanitização fará a limpeza e desinfecção frequente do espaço para minimizar o risco de contaminação. 

“Sempre que há a necessidade, nós temos investido para melhor equipar a saúde e, neste momento, que começamos a ter um agravamento do número de infectados por Covid e outras síndromes gripais, com grande aumento do fluxo na UPA e nas UBS, chegou a hora de abrirmos este equipamento, que chamamos de “Gripário”, para quem tiver sintomas mais leves procurar este local específico”, destacou o prefeito Fernando Cunha.

E complementou: “Tem sido um momento muito delicado e estamos vendo uma dedicação muito grande dos nossos profissionais de saúde, que eu agradeço no nome do Dr. Fábio. Mas, por mais que a gente faça e invista, se as pessoas se descuidarem não tem sistema no mundo que consiga atender a todos da forma que a gente gostaria. Por isso, continuo fazendo o apelo: fiquem em casa o máximo possível, principalmente nessa fase aguda, usem máscara, mantenham o distancia­mento. Se cuidem!”, declarou o prefeito Fernando Cunha.

Prefeito fez

teste de covid-19

Por outro lado, esta semana, apesar de não apresentar sintomas e apenas para se precaver, já que está na ativa trabalhando em seu gabinete na prefeitura. O teste do prefeito deu negativo para Covid-19.

Ele fez teste de sorologia IGM/IGG, que identifica se o paciente já foi exposto ao vírus ou se ainda está contaminado e se produziu anticorpos.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas