15 de agosto | 2021

Alesp aprova mas Dória pode vetar inclusão de Olímpia na Região Metropolitana de Rio Preto

Compartilhe:

 

Imprensa e até vereadores criticaram intensamente a perda de Olímpia e Severínia. Jornal de Barretos chegou a publicar que Geninho era contra o desmembramento de Olímpia e Severínia.



Após muito esforço político do prefeito Fernando Cunha para incluir Olímpia na região Matropolitana de Rio Preto, a inclusão pelo relator, o deputado estadual Sebastião Santos e a aprovação pela Assembleia Legislativa de São Paulo, Olímpia ainda corre o risco de continuar a pertencer à polêmica região administrativa de Barretos com a qual tem muito menos ligação do que Rio Preto.

Tudo isso porque a aprovação pela Alesp do projeto na terça-feira, acabou repercutindo negativamente na imprensa de Barretos, que chegou até a usar o nome do deputado Geninho Zuliani (que tinha comemorado no “Instagram” a aprovação) publicando que ele seria contra o desmembramento de Barretos.

A situação chegou a repercutir até entre os vereadores daquela cidade que excomungaram inclusive o deputado Sebastião Santos o relator do projeto, que tem escritório político (e eleitores) naquele município. Teve quem manifestasse sugerindo até que ele mudasse de Barretos. O Diário de Barretos chegou a publicar que o deputado ‘enfraquece Barretos’.

MESMO PERDENDO OLÍMPIA,
BARRETOS CONTINUA SENDO REGIÃO ADMINISTRATIVA

Acontece que a lei, para entrar em vigor, precisa da sanção do governador João Dória que nos próximos 15 dias pode até vetar a inclusão de Olímpia e Severínia na Região Metropolitana de Rio Preto.

Barretos, por sua vez, mesmo perdendo Olímpia e Severínia, se mantém como sede da Região Administrativa, com vez e voz junto ao governo do Estado e terá três novos municípios ingressando na futura Região Metropolitana de Barretos, como Guaíra, Taquaral e Taiuva.

Se for sancionada pelo governador do Estado, a transição dos serviços de Barretos para Rio Preto, segundo o governo do Estado, não é rápida e pode durar até dois anos.

Entre os serviços que devem ser transferidos para Rio Preto estão: Diretoria Regional de Saúde, Diretoria Regional de Ensino, forças de segurança, escritório regional de Planejamento do Governo do Estado, o Departamento de Estradas e Rodagem (DER), entre outros.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas