21 de junho | 2023

Ala Gastronômica da ECO terá cardápio assinado pelo “chef” de um dos melhores restaurantes do mundo

Compartilhe:

DA ASSESSORIA – As festividades em comemoração ao Padroeiro da Estância Turística de Olímpia, São João Batista, celebrado em 24 de junho, serão realizadas neste fim de semana, com atos e inaugurações da Prefeitura, voltados ao fomento à cultura e ao acesso à arte.

Para isso, um dos grandes eventos da data será a entrega de mais uma etapa da remodelação da antiga Estação Ferroviária, a atual ECO – Estação Cultural de Olímpia, considerada um dos mais importantes marcos da gestão do prefeito Fernando Cunha para preservação do patrimônio arquitetônico e histórico de Olímpia.

Assim, na ocasião, será inaugurada a Ala Gastronômica, onde funcionarão os serviços de alimentação do espaço. No total, foram investidos cerca de R$ 1,2 milhão para a execução das obras, com recursos de convênio com o Governo do Estado, por meio do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (DADETUR) e mais a contrapartida do município.

A grande novidade é que o local será administrado pelo gerente de operações e empreendedor, Washington Rueda, vencedor da licitação para exploração comercial do espaço, cujo cardápio do restaurante será assinado por seu irmão, o conceituado chef de cozinha, Jefferson Rueda, proprietário do premiado restaurante A Casa do Porco, da capital. A conquista é motivo de grande honra para Olímpia e toda a região, uma vez que esta é a primeira vez que a alta gastronomia assinada por Rueda expande horizontes para o interior do Estado de São Paulo. O restaurante, inclusive, ficou em 12º lugar da lista “The World’s 50 Best Restaurants”, anunciada nessa terça-feira (20), em Valência, na Espanha, se mantendo como o melhor e único restaurante brasileiro no TOP 50 do mundo.

Os irmãos não poderão comparecer ao evento de abertura devido à viagem internacional para receber a premiação, mas como responsável pelo menu, Jefferson falou sobre a importância da nova parceria. “Estou muito feliz em poder participar de um empreendimento, onde eu vou levar um pouco da minha gastronomia, que eu faço não só em São Paulo, mas pelo mundo todo, agora também para Olímpia. Gostaria de agradecer ainda ao Prefeito Fernando Cunha por toda parte cultural que ele faz para a cidade e pela cidade de Olímpia e agora também voltado ao viés da gastronomia”, destacou o chef Rueda, considerado um dos melhores do mundo. Os responsáveis alinham os últimos detalhes para iniciar a operação definitiva em breve, com o restaurante aberto a toda população e visitantes.

O evento, que será realizado na noite de sexta-feira (23), restrito a convidados, também contará com a abertura de duas novas exposições artísticas gratuitas, além da abertura das Salas de Artesanato, que serão coordenadas por seis artesãs, como forma de valorizar o trabalho artesanal de Olímpia e fortalecer a identidade cultural da cidade. Os espaços, que foram licitados, estarão disponíveis para apreciação e comercialização diversos produtos artesanais e souvenirs da cidade.

ESTAÇÃO DA MÚSICA

No sábado, 24 de junho, Dia do Padroeiro, às 10 horas, Olímpia inaugura a Estação da Música “Wadão Marques”. O equipamento funcionará no prédio histórico ao lado da ECO, que faz parte do antigo complexo ferroviário de Olímpia, onde funcionava a Casa de Bagagem da estação, e foi totalmente restaurado, preservando as características originais do prédio. Agora, com a reforma, a Estação da Música abrigará uma escola municipal de música, onde serão oferecidas aulas gratuitas para crianças e adolescentes. A previsão é de que sejam abertas, inicialmente, 200 vagas para aulas de piano, violão, percussão e iniciação musical, com flauta e canto-coral. Todas as informações sobre as inscrições e o funcionamento da Estação da Música serão divulgadas em breve pelos canais oficiais da Prefeitura.

O espaço recebe o nome do artista, compositor e premiado poeta olimpiense, Edward Marques da Silva, o saudoso Professor Wadão, em homenagem à toda contribuição e legado artístico do servidor efetivo da rede municipal de ensino de Olímpia que, mais que um educador de formação, tinha correndo em suas veias amor pela cultura, pela música, pelo folclore, pela poesia, por ensinar e por contar histórias às crianças.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas