26 de julho | 2009

Acordos com usineiros evitam greve no setor

Compartilhe:

 

 Um acordo entre trabalhadores e a Única (União das Indústrias de Cana-de-Açúcar), evitam uma greve da categoria que vinha sendo defendida pelos sindicatos, caso não saísse ao menos um reajuste salarial. A informação foi confirmada para a reportagem desta Folha, pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e do Açúcar da Região, João Roberto Stringhini, Chuca (foto).

"A gente sabe que não foi um grande avanço porque nós, sindicalistas, entendemos que a inflação já é uma perda que o trabalhador teve no ano, mas mediante a crise tivemos que acatar. E afora isso andamos um pouco mais nas cláusulas sociais de cada empresa", comentou.

O presidente comemora o resultado: "Estou muito contente e grande parte dos meus associados também estão. Os que não estão deveriam estar porque conseguimos manter os postos de trabalho numa crise violenta como essa. A crise, e posso falar, rodei muitas usinas e na região de Sertãozinho a coisa estava feia. O maior ganho que o trabalhador teve foi manter os postos de trabalho. A gente conseguiu segurar e não houve demissão em massa".

Mas para chegar ao resultado final foram necessárias várias rodadas de negociação. "A proposta que tivemos por duas vezes foi zero e numa delas que dariam somente 50% da inflação acumulada do ano. Não andei muito, mas consegui manter as mesmas cláusulas sociais que a gente tinha; deram um aumento significativo na cesta básica; continuam todas as cláusulas sociais, como plano de saúde, medicamentos, vale ticket, 26 horas garantidas. Estou muito contente porque não perdemos nada e mantivemos o que a gente tinha", acrescentou.

Porém, houve outro ponto positivo, por exemplo, para funcionários da Usina Vertente, em Guaraci, onde conseguiu implantar o vale ticket nesse ano, nos mesmos moldes da Usina Guarani, ou seja, para quem roda turno um valor, para quem não roda outro valor, referente ao mês de maio.

"Foi um ganho, dentro da atual crise, conseguir um avanço desse numa cláusula social é muita coisa. Agradeço muito aos trabalhadores que nos apoiaram quando fizemos a assembléia, foram compreensivos, entenderam a situação, deram o maior apoio para o sindicato e por isso que chegamos com esses ganhos. Não é um ganho real, mas é um ganho que significa muito para o trabalhador. Para nós do sindicato é muita alegria", comentou.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas