10 de maio | 2009

83% afirmam que Geninho conseguiu fazer alguma coisa em 4 meses

Compartilhe:

 

Embora ainda muito cedo para se fazer uma avaliação, o certo é que para 83% dos entrevistados na enquete desta Folha nas últimas duas semana, afirmaram que o prefeito Eugênio José Zuliani, Geninho, conseguiu realizar alguma coisa nos primeiros quatro meses de seu governo. Para os demais ele fez nada ou quase nada do que prometera durante a campanha eleitoral. A editoria pautou a enquête com a finalidade de saber a avaliação que as pessoas comuns estão fazendo da atual administração.

As pessoas entrevistas tiveram também a oportunidade de manifestar o que entendem que o prefeito mais realizou e, por outro lado, o que, no entendimento deles, deveria ter sido realizado primeiro e que ainda está deixando a desejar. No primeiro caso foram os cuidados com o asfalto das ruas da cidade que receberam destaques de sete entrevistados. No segundo caso, ou seja, no que ainda falta e deveria ter realizado alguma coisa em primeiro, foi a saúde que recebeu destaque de oito entrevistados.

No caso do que já foi realizado, além dos cuidados com o asfalto, apareceu o setor da educação com indicação de dois entrevistados. Também apareceram a limpeza pública, infra-estrutura e a saúde, sendo as apontadas por um entrevistado cada uma. E, teve ainda a realização de festas que foi apontada por três entrevistados, sendo que no caso de dois deles, foram no sentido de críticas ao prefeito.

Já em relação ao que deveria ter sido realizado primeiro ou mesmo que ainda está deixando a desejar, além do setor da saúde, a educação foi apontada por dois entrevistados. Os cuidados com os bairros, limpeza, segurança e casas populares receberam indicação de um entrevistado cada um. Além disso, a redução dos impostos e o aumento dos salários dos servidores também receberam uma indicação cada.

OPINIÕES

Para a professora Cristiane Regina de Souza Ramos, o prefeito já fez muita coisa. Ela diz que por enquanto o governo "está muito bom". "Está atuando bem no entretenimento e na parte da educação também, mas acho que tem que melhorar mais a saúde", acrescentou.

O pedreiro Mauro Naval, com simplicidade, respondeu que está realizando alguma coisa, principalmente no setor de limpeza pública. Mas demonstrando estar um pouco confuso, ao falar que ainda deixa a desejar, acrescentou: "Acho que é arrumar e manter a cidade mais limpa e o asfalto que está meio precário".

Para a estudante Letícia Oliveira de Camargo, o prefeito "recapeou os buracos da Cohab IV (Jardim Alfredo Zucca), o que ajuda um pouco, mas ainda tem mais quatro anos para ele acabar de fazer". Para ela, Geninho "colocou mais festas para jovens, mas esqueceu um pouco das outras pessoas".

O moto-taxista José Gilson Germano, citou que o prefeito está atuando mais "na limpeza da cidade, tapando os buracos, fazendo o asfalto". Isto para ele está bom, mas gostaria de cuidados nas "área da segurança, escola e saúde".

O serviços gerais Ricardo Perpetuo Maldonado afirma que nada foi feito até agora, sobrando apenas as festas realizadas. Ele reclama também que trabalha muito e ganha pouco e que ainda há atrasos no pagamento dos salários. "Eu sei que ele fez, foi arrumar as ruas da cidade, mas precisa melhorar a saúde e os salários dos funcionários", reclamou.

O metalúrgico André Luís Marques da Silva mostra que o prefeito melhorou o asfalto das estradas e ruas, além do trabalho administrativo interno: "Você pode encontrá-lo a qualquer momento dentro da prefeitura e isso você não tinha no outro mandato". Para ele falta ainda melhorar a saúde: "Está um pouco a desejar, mas já vem de outros governos anteriores também".

A vendedora Deise Fabiana dos Santos Reis também já vê realizações: "A educação melhorou bem, as ruas pelo menos na minha Cohab ele arrumou, o que nunca tinham arrumado até agora". Mas para ela primeiro deveria ter cuidado da "educação e a saúde as duas primeiras coisas que ele tinha que fazer".

Outra reclamação da quantidade de festas que vem acontecendo partiu da doméstica Shirlei dos Santos: "Tem tanta coisa (para fazer), a começar pela saúde que ele falou que faria. Acho que ele só está enganando o povo com festas".

Na avaliação da agente de organização escolar, Zoraide Marques Magri, o prefeito ainda está tomando conhecimento dos problemas, mas acredita que "a equipe dele está fazendo alguma coisa, mas é muito pouco tempo para se analisar". Ela gostaria de primeiro ver solucionados os problemas da saúde.

BAIXAR IMPOSTOS

O alto valor dos impostos foi apontado pelo comerciante Paulo César Canevaroli, que, no entanto, lembra que o prefeito já cuidou do asfalto, podou árvores e limpou a cidade: "A maior atuação dele foi no recapeamento da cidade que estava bem precário, primeiro deveria baixar um pouco os impostos dos comerciantes, porque a gente paga muito".

Uma comparação foi feita pela dona-de-casa Anadir Jorge. Ela aponta que o prefeito recapeou grande parte das ruas da cidade e que "em oito anos o Carneiro (ex-prefeito) não fez nada, então, vamos dar tempo para ele poder mostrar do que é capaz". No seu entendimento, a construção de casas populares deveria ser a primeira medida a ser tomada.

A secretária Cláudia Aparecida Alves afirma que "pelo menos ele está se empenhando para fazer". Ela acrescentou: "Como ele falou que iria conseguir casas para a cidade ele está tentando e sobre o asfalto ele está arrumando". Mas reclama da saúde: "Acho que deveria ver o pessoal que trabalha lá, pois o atendimento é péssimo e parece que trabalham sem vontade".

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas