21 de junho | 2023

59º Fefol terá mais de 40 grupos de todo o Brasil com 11 inéditos

Compartilhe:

Grupo Parafusos será o homenageado do 59.º Festival do Folclore

O 59º Festival do Folclore – FEFOL, este ano, celebrando seu Jubileu de Açucena, de 05 a 13 de agosto de 2023, contará este ano com a presença de mais de 40 grupos folclóricos, parafolclóricos e balé folclóricos de todas as regiões brasileiras, com mais de 10 participando pela primeira vez.

Ao todo, serão 29 apresentações de grupos visitantes, vindo de 15 estados brasileiros, sendo que 11 estrearão no palco do Recinto do Folclore e 18 são participantes tradicionais da festa, respeitando o legado do professor José Sant’anna, idealizador do festival. Além disso, 14 grupos de Olímpia abrilhantam a festa. Do total, 31 grupos são considerados folclóricos e os demais parafolclóricos e balés.

A seleção dos participantes está em andamento desde o ano passado, com abertura das inscrições para os interessados, sendo que a definição ocorreu considerando os critérios estabelecidos no regulamento e primando pela valorização da diversidade cultural e com o objetivo de ampliar a oportunidade de presença de grupos inéditos em confraternização com grupos tradicionais que fazem parte da história do festival. Nas próximas semanas, o público irá conhecer os selecionados com divulgação dos grupos por regiões.

A 59ª edição do FEFOL homenageia o grupo folclórico Parafusos, de Lagarto, Sergipe, o único do gênero existente no Brasil, reconhecido como Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial de Sergipe, e que, devido a sua importância cultural e sua forte ligação com o Festival do Folclore de Olímpia e seu idealizador, foi escolhido para ilustrar o cartaz oficial da festa, que será lançado no início de julho.

Considerado um dos maiores e mais importantes festivais culturais do país, em 2022, teve sua festa presencial retomada com recorde de público, registrando 160 mil pessoas que passaram pelo Recinto durante os nove dias de apresentações noturnas e atividades diurnas.

Durante os nove dias de festa, além das apresentações noturnas de palco, que são o ápice do evento, a programação do FEFOL, que é totalmente gratuita, inclui outras diversas atividades culturais, recreativas e educacionais, também ao longo do dia, bem como estrutura de lazer e gastronomia. A programação completa está sendo formatada e será divulgada em breve.

O Festival do Folclore de Olímpia é uma realização da Prefeitura, por meio da secretaria de Turismo e Cultura, com apoio do projeto do Governo do Estado, ProAC, da Associação Olímpia para Todos, apoio institucional da TV Tem e patrocínio de empresas olimpienses.

MAIS INFORMAÇÕES

http://www.folcloreolimpia.com.br    

http://www.facebook.com/folcloreolimpiaoficial

http://www.instagram.com/fefoloficial

https://www.youtube.com/c/FolcloreOlímpia

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas