21 de janeiro | 2019

O livro Contos da Bola chegou nas livrarias

Compartilhe:

Se a Rua Beale Falasse
Tish tem dezenove anos quando descobre que está grávida de Fonny, de 22. A sólida história de amor dos dois é interrompida bruscamente quando o rapaz é acusado de ter estuprado uma porto-riquenha, embora não haja nenhuma prova que o incrimine. Convicta da honestidade do noivo, Tish mobiliza sua família e advogados na tentativa de libertá-lo da prisão. “Se a Rua Beale Falasse” é um romance comovente que tem o Harlem da década de 1970 como pano de fundo. Ao revelar as incertezas do futuro, a trama joga luz sobre o desespero, a tristeza e a esperança trazidos à reboque de uma sentença anunciada em um país onde a discriminação racial está profundamente arraigada no cotidiano. 
Esta edição tem tradução de Jorio Dauster e inclui posfácio de Márcio Macedo. Lançado em 1974, o quinto romance de James Baldwin narra os esforços de Tish para provar a inocência de Fonny, seu noivo, preso injustamente. Com 224 páginas, o livro é da Editora Companhia das Letras.

Carta a um Refém
Em dezembro de 1940, pouco mais de dois anos antes de criar “O Pequeno Príncipe” e quatro anos antes de desaparecer em uma missão aérea, Antoine de Saint-Exupéry escreve “Carta a um Refém”. Tendo acabado de escapar de sua terra natal devastada pela Segunda Guerra Mundial, o autor empreende uma viagem de navio da França aos Estados Unidos, passando por Portugal. O que era para ser o prefácio a um livro do amigo Léon Werth, transforma-se em obra autônoma – uma meditação pungente sobre as atrocidades que a guerra estava infligindo na alma humana. Publicado em 1943, “Carta a um Refém” consegue transmitir toda a melancolia da guerra e do exílio. Um texto curto e contundente sobre uma amizade genuína transforma o prosaico e o aterrorizante em matéria de literatura. Com 44 páginas, o livro é da Penguin Companhia.

Manhãs Esquecidas
Clarisse embarca em sua mais nova jornada de emprego, em que teria de cuidar de uma doce senhora. Ao decorrer do tempo, a cuidadora encontra um diário curioso no qual uma jovem garota misteriosa relata com detalhes a vida de Elizabeth, sua avó, uma mulher conhecida na região por ser muito bondosa. Infelizmente, o destino dela fora traçado pela terrível doença nomeada Alzheimer. Buscando respostas pelo fato trágico e, enfrentando aos poucos o esquecimento de sua existência na mente da amada avó, a jovem, que prefere não se identificar inicialmente, se depara com diversas situações que lhe deixam atordoada, e que provam que ela nunca esteve sozinha. Mas, para isso, ela teve de aprender que sua fé não fora em vão, e que cada fato ocorrera a favor de um propósito. Da autora Bianca Brighenti,  o livro tem 94 páginas e é um lançamento da Editora Coerência.

Contos da Bola
Embora a criatividade seja uma característica das mais valorizadas por torcedores e comentaristas esportivos, quando o futebol sai dos campos para as páginas de um livro, na maioria das vezes trata muito mais a bola com o pragmatismo dos fatos do que fazendo as jogadas lúdicas da ficção. Em tabelinha com a imaginação, até para misturá-la com episódios verídicos, alguns históricos para o futebol brasileiro e até mundial, o escritor e jornalista Eduardo Lamas escreveu os Contos da Bola, e-book que está sendo lançado pela Biblioteca Digital do Futebol Brasileiro, selo eletrônico da editora LivrosdeFutebol.  “Contos da Bola” é o décimo primeiro e-book da coleção Biblioteca Digital do Futebol Brasileiro e o terceiro do autor Eduardo Lamas, seu primeiro a abordar o mundo do futebol. “São ‘causos’ de clássicos importantes ou peladas das várzeas, narrados sempre de forma saborosa” — garante Cesar Oliveira, editor da LivrosdeFutebol. Na apresentação do livro, Eduardo Lamas lista os locais que o inspiraram a criar as 19 histórias relatadas com dramaticidade, humor e muitas vezes pondo personagens fictícios em situações inusitadas dentro de fatos históricos:

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas