12 de dezembro | 2023

“Mesmo se a Tempestade Chegar” é uma ficção científica

Compartilhe:

Mesmo se a Tempestade Chegar 

“Mesmo se a Tempestade Chegar” é uma ficção científica que levanta debates sobre temas atuais para a sociedade brasileira. Fanatismo, consequências dos discursos de ódio, abusos de poder por parte de líderes e questões filosóficas sobre a importância de lutar pela humanidade são abordados pelo autor Paulo Pera ao narrar a trajetória de um homem em busca de combater um poderoso e violento grupo. O protagonista na história é Soulfly, que acorda sem memória em um hospital. Desnorteado e com poucas informações sobre os acontecimentos que o levaram a ser internado, logo um nome surge à mente: Sara. Em uma narrativa dividida em três partes, com capítulos curtos e a utilização recorrente de flashbacks, o autor mantém os leitores atentos para entender o passado do personagem principal. Aos poucos, o homem começa a compreender a realidade. Por um longo período, ele integrava o Salvadores da Terra, grupo responsável por estudar a manipulação de energias. Mas este poder tornou o líder da equipe, Tadashi, alguém obcecado pela aniquilação da população. No início, Soulfly apoiava a ideia e era um dos membros mais confiáveis. Entretanto, o envolvimento com uma mulher fora do seu ciclo fez o protagonista questionar as próprias convicções. Entre combates mortais em um mundo distópico, o enredo agrada os fãs de ficção científica ao mesmo tempo em que conta com elementos de romance e fantasia. Mais que isso: a obra também propõe uma discussão sobre os limites da ética e da moral, além de tratar sobre a necessidade de defender a vida humana apesar de todos os problemas existentes na sociedade. O livro tem 256 páginas.

 

Luxúria, o Lobo do Homem – Uma Tragédia Carioca 

Como toda grande catástrofe, “Luxúria, o Lobo do Homem – Uma Tragédia Carioca” começa por meio de atos bem-intencionados, porém maléficos. Escrito por Ronaldo Dalbianco, músico e ator teatral, o lançamento é um retrato cru e visceral do comportamento contemporâneo, repleto de preconceito, difamação, miséria, traições e violência. Neste suspense social e psicológico, em que a sátira e a tragédia se entrelaçam, o leitor é apresentado à história de Rita Dourado: uma mulher traída e emocionalmente dilacerada, passando por uma crise de abstinência medicamentosa, que deseja se vingar do marido infiel. Para colocar o plano em ação, Rita apela ao amigo de sua filha, Matheo, e tenta seduzi-lo, mas é humilhada por ele. Desesperada e em busca de reparação, a mulher agride o rapaz e o acusa de violentar a sua filha, desencadeando uma tragédia. Do outro lado, está Odelon, pai de Matheo, que vive uma perigosa batalha interna ao descobrir a traição do namorado com o seu melhor amigo. Tudo o que Odelon deseja é matá-lo para defender a própria honra. Todas essas ações, somadas, conectam a vida dos personagens ao longo da narrativa, como um quebra-cabeça complexo, no qual cada evento acaba desencadeando um novo desastre de proporções épicas. A partir de diferentes pontos de vista, nesta obra cada personagem é o vilão e o herói da sua própria história; nenhum deles pensa nas brutais consequências que as suas ações podem causar na vida de outras pessoas. Ao explorar o lado mais sombrio da natureza humana, “Luxúria, o Lobo do Homem”, é uma caricatura incisiva do homem moderno, que faz o leitor repensar o próprio comportamento, a noção de liberdade em um mundo repleto de amarras sociais e a importância de evitar propagação de informações falsas. O livro tem 184 páginas.

 

Ayurveda

Um mergulho na tradição da medicina do equilíbrio. Esta é a definição da obra “Ayurveda”, assinada por Susan Weis-Bohlen. Lançado pelo selo Mantra, do Grupo Editorial Edipro, o guia oferece um olhar abrangente sobre a milenar ciência da vida e apresenta de forma acessível a complexidade dos princípios, práticas e rituais. Mais do que um simples manual, “Ayurveda” é uma ponte entre passado e presente, pois abre as portas para o equilíbrio entre mente, corpo e espírito. Susan Weis-Bohlen não só desvenda segredos desta terapia ancestral, mas também os adapta à modernidade, de modo que fique compreensível para todos que busquem uma vida mais saudável. Com enfoque prático, o livro traz um plano para 21 dias de autocuidado. Este planejamento permite que os leitores explorem gradualmente os ensinamentos da ayurveda, identifiquem o dosha (princípio que representa como diferentes energias influenciam os corpos e mentes) e experimentem receitas personalizadas, técnicas de respiração, meditação, posturas de yoga, aromaterapia, entre outros. A edição brasileira, com prefácio assinado pelo especialista em medicina integrativa Ricardo Balsimelli, destaca a eficácia da medicina ayurvédica na prevenção de doenças e na promoção da qualidade de vida. “Na faculdade, estudei como diagnosticar as doenças e seus tratamentos. Porém, pouco me foi ensinado sobre como conduzir meus pacientes a chegarem aos 80, 90 ou 100 anos com saúde. As mudanças de hábitos produzidas pela ayurveda é um convite para observar o corpo com profundidade”, instrui o médico. O livro tem 224 páginas.

 

Sobre Viver com Pólio

Ativista da causa PcD (Pessoa com Deficiência) no Brasil há mais de 40 anos, Mário Sérgio Rodrigues Ananias amplia a discussão sobre o tema que tem ganhado repercussão global com a publicação de “Sobre Viver com Pólio”. De conteúdo autobiográfico, a obra relata a trajetória de superação e desafios de uma criança acometida por poliomielite aos seis meses de idade. Com uma narrativa nostálgica e cenas hilárias, o autor percorre a linha do tempo da própria vida até os 16 anos. Para contextualizar o leitor, faz referência a acontecimentos marcantes nos anos que, inclusive, antecedem seu nascimento, em 1957: dos tempos difíceis em que o pai, José Ananias, garimpou com bateia e colheu do Rio das Velhas o ouro que produziria as alianças do seu casamento com a mãe, Dona Therezinha, aos acidentes e incidentes na infância, o ingresso na escola e as descobertas na adolescência. As cenas de alegrias, emoções e aprendizado deixam lugar, na obra, para outro tipo de referência: sobre a vacina, os tratamentos e equipamentos de auxílio a quem sofre sequelas da pólio. Sem pieguices ou autocomiserações, Mário Sérgio traz, como contribuição social, importantes esclarecimentos acerca dos riscos da não vacinação e as inúmeras adversidades enfrentadas pelas PcD, especialmente nestes tempos em que estão disponíveis formas simples, econômicas e seguras de proteção. Além do Brasil, “Sobre Viver com Pólio” foi publicado na Alemanha, Áustria, Estados Unidos, Reino Unido, Espanha e México. É a contribuição dada pelo autor, que também como servidor público tem acompanhado as investidas dos governos para estimular pais e tutores a vacinarem as crianças e contribuir, portanto, para a redução de riscos evitáveis às pessoas. O livro tem 138 páginas e é da Editora Viseu.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas