22 de agosto | 2010

Secretaria de Educação publica poesia de alunas do 1.º colegial

Compartilhe:
 
Foi um trabalho, inicialmente com a finalidade apenas de participar de uma realização da Secretaria Estadual de Educação, mas que se tornou o início de uma sedução, ao que tudo indica longínqua. Porém, o resultado obtido transforma a cabeça das alunas Tainá Cristina Germano e Tamira Kevelin Souza e surge a vontade de seguir em frente.


Ambas com 14 anos de idade, as alunas do 1.º ano do ensino médio, antigo colegial, na Escola Estadual Wilquem Manoel Neves, tiveram a poesia “Lua Sedutora” selecionada entre os 40 melhores trabalhos, por isso publicada em livro editado pela Secretaria de Educação.


Orientadas pela professora Fabrizia Luciana Spegiarim Serrano Camargo, as duas participaram da Fase Estadual do I Prêmio “Ser autor” – 2010. O lançamento do livro foi na quarta-feira, na 21.ª Bienal de São Paulo.


Tamira, que reside no Jardim Santa Ifigênia, zona norte, explica que o tema teria que ser o luar, mas que tiveram que trabalhar bastante para chegar ao resultado final.


“Nós lemos vários livros de vários autores para tirarmos as idéias, até que chegamos a esse resultado”, conta, lembrando que para construir a peoesia leram o escritor Carlos Drumond de Andrade.


Mas tudo foi surpresa para a menina. Ela relata que nunca chegou a pensar em ser uma poetiza, mas que esse resultado acendeu uma “luzinha”. “Agora, vamos pegar o embalo e continuar desenvolvendo o trabalho”, asseverou.


Já Tainá, que reside no Jardim Augusto Zangirolami, conhecido por CDHU III, mesma região da cidade, também nunca tinha imaginado em algum dia começar a escrever poesias. “Nunca e não sabia que tinha dom para a atividade”, comentou.


O trabalho durou três semanas, uma delas apenas lendo os livros indicados como fontes de observação. “Foi uma semana lendo o livro e duas construindo a poesia”, diz Tainá.


No entanto, destaca que as dificuldades foram as normais que qualquer pessoa encontra ao realizar um trabalho pela primeira vez. “Nosso objetivo é continuar”, disse decidida.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas