31 de março | 2019

Nova empresa deverá modernizar o transporte coletivo urbano local

Compartilhe:

A nova empresa que deverá assumir o transporte coletivo urbano de Olímpia deverá promover uma série de mudanças, inclusive a modernização do sistema com utilização de tecnologia que possibilitará que o usuário saiba onde o ônibus que pretende embarcar vai estar, em tempo real, pelo celular.

Nesta quarta-feira, 27 de março, foi aberto o envelope da Concorrência 01/2019, contendo a proposta da empresa habilitada Auto Aviação Suzano Eireli e agora está na fase de análise da proposta.

A nova empresa deverá oferecer uma frota composta de 12 veículos, com idade média máxima de seis anos (carroceria e chassis) e a idade máxima individual de 10 anos (carroceria e chassis). Todos os veículos da frota devem ser do tipo ônibus convencional e deverão atender às especificações da legislação vigente e serem aprovados em vistoria pela Prodem, responsável pelo transporte coletivo.

O transporte coletivo ainda deverá ser operado com sistema de bilheta­gem e gerenciamento eletrônico, com a instalação de validadores, catracas eletromecânicas e equipamentos de reconhecimento facial (biometria facial) nos veículos. O sistema deverá proporcionar a inte­gração tarifária entre as linhas municipais, controle de gratuidades, controle de descontos na tarifa, controle de horários, além de estatísticas operacionais.

Os veículos também deverão ser equipados com sistema de monitora­mento por GPS. O equipamento deverá passar as informações em tempo real, com a localização exata do veículo, velocidade e previsão de chegada em cada ponto do itinerário previsto para linha. Essas informações devem estar disponíveis para a Prodem, bem como para os passageiros por meio de aplicativo de smartphone compatível com as diversas plataformas existentes.

Outro equipamento de segurança que os ônibus deverão ter é um sistema de captura de imagens internas (câmeras) e de gravação. A concessionária deverá dispor de equipe para monitorar as gravações e tomar as providências cabíveis. Tal implantação visa oferecer segurança aos passageiros e motoristas bem como evitar vandalismo no interior dos veículos.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas