16 de setembro | 2018

Paróquia de N. S. Aparecida cria pastoral para orientar sobre eleições e redes sociais

Compartilhe:

Num momento mais do que propício para se falar a respeito dos desrespeitos que os políticos têm praticado contra os cidadãos de bem e, além disso, da forma como as pessoas têm que encarar as falsas notícias que estão surgindo e pipocando pela In­ter­net a cada segundo, a Paróquia Nossa Senhora A­parecida está realizando um trabalho com seus fiéis sobre a importância da política na vida do cidadão comum e também a respeito do uso consciente das redes sociais.

Essas questões foram passadas pelo Frei Mauro Luis de Oliveira recentemente em entrevista concedida para a Folha da Região e Rádio Cidade FM.

O religioso contou que muitas pessoas acham que a igreja não deve falar de política, mas entende que os cristãos têm que ter os pés no chão e as mãos levantadas para o céu. O que é isso? A nossa realidade, como está? E até o Papa Francisco fala, você critica que a política não presta, será que é por que você não se envolve? Se você presta por que você não se envolve e contribui”, questionou.

E acrescenta: “é muito triste como nós estamos vivendo este ano. Porque se você fizer uma pesquisa vai ver as pessoas discutindo sobre candidatos. Mas qual é o sistema que vivemos”.

Frei Mauro conta que a igreja lançou uma cartilha “Precisam de bons políticos: políticos que antepõe o bem comum aos seus interesses privados” e é fundamentada em Romanos 12: “Alegres por causa da esperança” estão roubando as nossas esperanças. “Se você perguntar o que você espera do futuro na política, sabe qual é a resposta? “Não espero nada, político é tudo igual”. Mentira, política não é tu­do igual. Agora, o sistema eu posso criticar? Posso, eu devo colaborar para mu­dar o sistema. Então um alerta para não anular, para não votar em branco. Outra orientação, em quem que nós vamos votar, quando vai ser as eleições. Elaboramos um fol­der com o pensamento que não é só nosso, mas da igreja e vai ser distribuído para todos os fieis que participam em nossa paróquia”, explicou.

Esse folder traz alguns pontos importantes para se levar em consideração na hora de votar. “Vou destacar só dois pontos: “vote em quem tem efetiva competência política, reconhecida capacidade de liderança; tem atitude de respeito para com seus adversários políticos”. Quem não respeita adversário não merece o seu voto, tem que respeitar, ninguém pensa igual. Depois “não vote em quem tenta comprar seu voto, faz da política uma profissão mantendo-se no poder a muito tempo”, afirmou.

E continuou: “Procure checar para saber quem é o candidato a deputado, que história que tem. Tem até aplicativos pra você verificar o histórico da pessoa, se ela está sendo investigada, se ela é uma pessoa criminosa, qual é o seu passado, como é o seu presente. Porque muitos estão se candidatando pa­ra se proteger. Então cuidado. Tem um monte também que deveria estar na cadeia”.

A solução, segundo o religioso é saber utilizar a informação. “Se você tem informação, você colabora com a transformação. Mas é preciso tomar cuidado também com essa informação. Tem que ver de onde vem. É época de fake news, as notícias falsas que estão compartilhando na internet. Cuidado! E pelo amor de Deus, se eu tenho um amigo ou que trabalha comigo que é de outro partido, não é meu inimigo. Tem um bispo que fala o seguinte: “eu não quero um candidato que só defenda uma religião, nem a minha religião, eu não quero que ele só defenda a minha, quero que ele dialogue com a outra, porque quem defende só a sua religião ele está na verdade retirando o proveito da sua fé. Então vote em quem respeite as religiões, isso sim, porque quem faz a religião de trampolim não merece ser chamado de religioso”, destacou.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas