13 de janeiro | 2008

São José dá mais um passo para ser a terceira paróquia

Compartilhe:

 

 Por decreto do então bispo Dom Antônio Gaspar, desde o dia primeiro de janeiro de 2008 a Área Pastoral São José passou ser considerada Quase Paróquia, a um passo de ser transformada definitivamente na terceira Paróquia da cidade de Olímpia.

A informação foi confirmada nesta semana para a reportagem desta Folha, pelo vigário paroquial da Paróquia São João Batista, Ivanaldo Gonçalves Mendonça (foto), nomeado, pelo mesmo decreto, administrador paroquial da Quase Paróquia São José.

Para o passo final, que Mendonça não tem como prever quando pode acontecer, há várias situações a serem resolvidas e uma delas é a independência, sobretudo administrativa, uma das exigências para a criação de uma Paróquia. "Para criar uma paróquia as comunidades que a formam têm que ter, obrigatoriamente, condições de se manter", explica o padre Ivanaldo.

Segundo ele, há uma dificuldade que considera razoável, que é a parte estrutural que inclui, além de outros detalhes, a questão da comodidade, principalmente na igreja São José. Também o salão paroquial e salas de catequese preocupam, sem contar que ainda não tem uma residência para que o padre possa se estabelecer. "Essa casa hoje não é nossa. A comunidade alugou", acrescentou.

Sem previsão

Embora sem poder afirmar um período definitivo, a previsão de Ivanaldo é de fazer todos os esforços possíveis para cumprir as exigências o quanto antes. "Como área de pastoral a gente imaginava que fosse mais tempo. Em um ano, graças a Deus nós conseguimos superar as expectativas, e tenho que acreditar, e nós temos pessoas muito competentes e muito dispostas, que tudo que for possível vai ser feito para que o quanto antes Olímpia possa ser presenteada com mais uma paróquia", afirmou.

De forma prática, explicou o padre, nada muda em relação à situação de 31 de dezembro de 2007, mas explica que de forma jurídica, dentro do que a igreja entende, uma área de pastoral é um pedaço de uma paróquia reservado para que um padre possa cuidar: "que era o nosso caso até o ano passado".

Assim como a Área de Pastoral, a Quase Paróquia também está no território da São João Batista ainda. "Porque a paróquia mãe já possui independência absoluta em todos os setores. Nosso último passo é a independência administrativa. Então a igreja reconhecendo é quase paróquia. Ela está dizendo: essas comunidades estão adquirindo maturidade para ser paróquia". Mendonça assevera ainda que com esse degrau acima a igreja está reconhecendo, de forma documentada e também prática, a possibilidade de implantar na cidade de Olímpia a terceira Paróquia. A denominação Quase Paróquia é considerado por ele um título de extrema importância.

"Vemos isso como um reconhecimento de todo um trabalho. Há um ano atrás nós começávamos uma possível experiência, claro acreditando que tudo daria certo como deu e antes do que pensávamos houve o retorno muito positivo para as comunidades e para os trabalhos que a igreja realizou ao longo de 2007 na área pastoral São José e a igreja, principalmente através do bispo, reconheceu que as comunidades têm alcançado para assumir essa condição", finalizou.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas