14 de outubro | 2023

“Professor é profissão!” “educador é missão!”

Compartilhe:

Cláudia Caetano

No Brasil, a origem das comemorações do Dia dos Professores é muito antiga, estando presente desde o início da construção da sociedade brasileira como a conhecemos hoje. Em 1827, durante a monarquia, Dom Pedro I instituiu, em 15 de outubro, um decreto imperial, cuja resolução estabelecia a criação do ensino elementar no país.

A data inspirou uma comemoração especial. Em 1947, um professor de São Paulo chamado Salomão Becker sugeriu a outros colegas o dia 15 de outubro para ser um dia de descanso e de reflexão sobre os rumos do ensino. A iniciativa acabou se espalhando para outras escolas paulistas e, depois, para instituições de todo o país. Assim, em 1963, o Dia dos Professores foi oficializado como feriado escolar em todo o Brasil pelo Decreto Federal 52.682.

Além de trazer a iniciativa para a criação da data, Salomão Becker, que lecionou por 49 anos em escolas de ensino básico do estado de São Paulo, é autor da frase: “Professor é profissão. Educador é missão”. E de fato a missão é grande. Isso porque, além dos aspectos cognitivos, o trabalho do professor também é estimular a criatividade, a coletividade e o pensamento crítico do aluno — tarefas, claro, muito árduas.

O pedagogo austríaco Martin Buber enxergava os professores como construtores de uma comunidade, uma vez que eles têm um papel fundamental na formação do caráter das pessoas.

Paulo Freire deixou claro em seu livro “Pedagogia do Oprimido” que a educação, em sua essência, é política. Por isso, professores têm um grande poder sociopolítico e, ao educarem a próxima geração, são capazes de influenciar a sociedade como um todo.

Desta forma, os mesmos participam ativamente da formação da cidadania, da construção de valores éticos e da consolidação da base de conhecimento que será utilizada pelo resto da vida pelos alunos. Além disso, o educador, sobretudo,tem como missão, formar os profissionais do futuro, conectando os conceitos técnicos aos preceitos éticos. O professor é o maestro que rege a sociedade, e a educação é fundamental na composição de um mundo melhor.

Cláudia Caetano – Psicopedagoga Clínica

 

 

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas