14 de outubro | 2023

Nossa Senhora da Conceição Aparecida e o Dia das Crianças.

Compartilhe:

“Tanto o dia 12 de junho quanto 12 de outubro são datas que oferecem a oportunidade para sensibilizar, informar, debater e dar destaque ao combate às violações de direitos de crianças e adolescentes e não deveriam ser transformados pela lógica brutal do consumo”.

 

Do Conselho Editorial

Para grande parte dos brasileiros que não são católicos, o dia doze de outubro é festejado como o Dia das Crianças. Para os católicos fervorosos, é o dia da santa para quem Roberto Carlos cantou: “Sempre que o meu pranto rolar, ponha sobre mim suas mãos. Aumenta minha fé e acalma o meu coração. Grande é a procissão a pedir. A misericórdia, o perdão. A cura do corpo e para a alma, a salvação. Pobres pecadores, oh mãe, tão necessitados de vós”.

Em uma breve pesquisa pelo Google, pode-se aprender que o dia 12 de outubro é feriado nacional no Brasil em comemoração a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do país. A data foi instituída em 1980, pela Lei nº 6.802, de 30 de junho daquele ano. Em 1929, no encerramento do Congresso Mariano, Nossa Senhora Aparecida foi proclamada Rainha do Brasil, sob a invocação de Aparecida do Brasil e sua padroeira oficial em 16 de julho de 1930, por decreto do Papa Pio XI. E, 50 anos depois, foi decretado oficialmente que o dia 12 de outubro seria feriado no país.

De acordo com a Legislação Trabalhista, é vedado o trabalho em dias de feriados nacionais, como é o caso do dia 12 de outubro, que foi incluído em 1980. Em 1930, o Papa Pio XI a elevou a Basílica, declarando Nossa Senhora Aparecida como padroeira do Brasil.

Curiosidade: Papa Francisco, líder da Igreja Católica, é um devoto declarado de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. Em 2013, em visita ao Santuário Nacional, dedicado à Santa, o pontífice deu declarações de devoção e chegou a beijar a imagem da Padroeira nas celebrações.

Ficou claro que o feriado nacional de 12 de outubro é em razão do dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. Agora, a razão de o dia 12 de outubro também ser o Dia das Crianças, data em que a infância é celebrada, não surgiu para isso. A escolha do dia 12 de outubro para esta homenagem foi popularizada, na verdade, por uma razão comercial. Essa data comemorativa foi criada por um decreto-lei sancionado em 1924, durante o governo de Artur Bernardes, durante a Primeira República.

Ainda no ano de 1923, o Rio de Janeiro sediou o 3º Congresso Sul-Americano da Criança. No ano seguinte, foi decretada a Lei de número 4.867, instituindo o dia 12 de outubro como a data oficial para a comemoração do Dia das Crianças no Brasil.

Curiosidade: Há outro importante dia para as crianças, o 12 de junho, que é o dia nacional e internacional de combate ao trabalho infantil. Tanto o dia 12 de junho quanto 12 de outubro são datas que oferecem a oportunidade para sensibilizar, informar, debater e dar destaque ao combate às violações de direitos de crianças e adolescentes e não deveriam ser transformados pela lógica brutal do consumo.

Independente destas questões de comércio e fé, neste doze de outubro, parodiando Roberto Carlos, que Nossa Senhora cubra a todos com seu manto de amor e guarde-os na paz do seu olhar. Cure as feridas e a dor faça suportar. Que as pedras do caminho os pés suportem pisar e, mesmo feridos de espinhos, ajude a passar. E, se ficaram mágoas, mãe, ajude a tirá-las do coração e os que fizeram sofrer aprendam a pedir perdão, a curvar o corpo na dor, aliviando o peso da cruz. Interceda, mãe, por este povo junto a Jesus.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas