26 de dezembro | 2015

Então é Natal e o que você quer ser, se for crescer?

Compartilhe:

DEPOIS DE LER …

… teoria sobre a era da informação que estaria animalizando seres humanos e esquentado a cabeça tentando visualizar uma saída para ajudar a mudar o mundo, cansado, sem conseguir enxergar a solução, vamos tentar raciocinar sobre este momento que talvez também não tenha explicação plausível.

A COISA É MÁGICA …

… neste momento, sentado no meu trono (uma cadeira do papai ganhada da filha há vários anos), o filho-afilhado-sobrinho Brunão no sofá assistindo qualquer coisa pelo instrumento passivo de formação apelativa, a TV, relembro uma reprise do programa Altas Horas do Serginho Groisman, quando uma pessoa da plateia pergunta para Simone sobre o que ela acha sobre o movimento nas redes de relacionamento em protesto contra música que gravou e que é uma das mais tocadas há quase 15 anos nos finais de ano.

SIMONE …

… parece pega de surpresa, classifica os movimentos de ditatoriais e antidemocráticos, como se o fato de ela entender que a letra de Lennon é linda e a sua gravação também não é de jogar fora, não possa existir quem não goste e se manifeste contra.

ORA, SENHORES …

… o grande barato do ser humano é justamente esse. Cada um é único na sua univocidade e vê as coisas de acordo com o que foi ensinado a enxergar e muito raramente por ter adquirido senso crítico para poder questionar suas próprias visões.

AÍ, É QUE ENTRA …

… a teoria do reflexo. Para o autor, que escreveu o livro há 50 anos, como os animais que são ensinados através do mero reflexo, ou seja, rotinas ligadas a estímulos e não por saber o que se está fazendo, a invasão da informação através da tecnologia, faz com que a pessoa se transforme também num mero computador, ou seja, execute rotinas que viu e ouviu, mas não porque tem condições de pesquisar, raciocinar, questionar e realmente entender o porquê de estar fazendo isso ou aquilo.

NÃO DÁ MAIS …

… tempo. Aliás, hoje os próprios pais não têm mais tempo para perder com os filhos que crescem sozinhos, isolados materialmente do resto do mundo e 24 horas conectados no mundo virtual, onde podem ser o que a moda (esta alienadora arma do capitalismo selvagem) rege que tenha que ser.

SÃO MILHÕES DE …

… jovens que estão adquirindo uma preguiça mental. Não querem mais pensar, não querem estudar, apenas se entregam ao alienante mundo virtual sem conseguir apreender nada, apenas recebendo informações como verdades absolutas, sem questionar, sem enxergar a sua própria verdade.

NÃO SEI SE …

… estaríamos sendo transformados, através da alienação e da explosão de informações, em seres humanos imbecilizados ou robotizados, pois estaríamos agindo meramente como máquinas cheias de informações, verdades absolutas, que não precisam ser questionadas e, cada vez, mais vamos perdendo a própria capacidade de duvidar, de tentar buscar a nossa própria verdade.

MAS ENTÃO …

… é Natal e hora de reflexão, não apenas de bebedeira. É hora de pensar não só no que a gente fez, mas principalmente em quem somos, ou se somos alguma coisa, ou apenas uma construção de rotinas, de verdades absolutas que nos impingiram goela abaixo, sem nos dar tempo de refletir …

ENTÃO É NATAL …

… o dia do nascimento de um dos maiores filósofos de todos os tempos que, como Sócrates, não deixou nada escrito, embora exista quem acredite que o evan­ge­lho de Jesus foi escrito, mas que este mostraria um homem inteligente e culto, no entanto, não tão milagroso como o que disseram os que escreveram sobre ele.

ENTÃO É NATAL …

… e o que você quer ser? Ou deixar de ser? Aliás, quem é você?

ENTÃO É NATAL …

… e esta energia acaba tomando conta de todos. Parece que filetes invisíveis de eletricidade vagueiam por todo o mundo enchendo as mentes das pessoas de sentimentos de solidariedade, de amor, de perdão, momentos de paz que levam sempre à confraternização.

ENTÃO, É NATAL …

… um momento mágico capaz de fazer a gente pensar, refletir, ou simplesmente vagar como se estivéssemos voando pelo espaço onde não existe mágoa, não existe ódio, ou mesmo se existir, nestes momentos ficam dispersos, sem surtir efeito.

ENTÃO É NATAL …

… hora de ser tudo ou não ser nada, mas principalmente, hora de tentar se descobrir, para iniciar a longa busca da construção de sua própria verdade que, fatalmente o levará àquilo que você vai entender como sendo felicidade.

ETA PALAVRINHA …

… almejada por todos que conhecem o seu significado e desde que mundo é mundo.

ENTÃO É NATAL …

… fica aqui o convite pra fazer algo, ou não fazer nada, para questionar tudo, ou não pensar em nada, para viajar, ou ficar apenas imóvel refletindo, ou sem refletir, mas simplesmente aproveitando esta energia positiva que brota sabe-se lá de onde para simplesmente deixar a emoção transbordar, chorar se tiver vontade, rir se estiver alegre, gritar se quiser extravasar alguma coisa, ou ficar em silêncio se for refletir, enfim, buscar algo, ou coisa nenhuma, mas simplesmente ser. O que? Depende de você.

NÃO TENHAM DÚVIDAS: . …

… quem viver e sobreviver, verá.

José Salamargo … em dúvida sobre o caminho a tomar, ou se é preciso tomar alguma coisa, apenas refletindo sobre o nada ou sobre tudo, que poderá levar a lugares nunca imaginados ou a lugar nenhum.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas