24 de janeiro | 2021
Em tempos de guerra impõe-se o toque de recolher
“Se os membros de uma sociedade não têm
um sistema que os faça enxergar as coisas
com clareza e, com isso, começam a criar
situações de risco para todos, justificar-se-ia,
então, o uso da exceção, da violência,
contra esse próprio povo?”.
Mestre Baba Zen Aranes.
EMBORA, LITERALMENTE, …
… não seja o mesmo mecanismo, o que o Centro de Contingência do governo do Estado chegou à conclusão que deve ser a melhor maneira para vencer a guerra contra este inimigo invisível e conter o estouro da boiada, o gado humano que não consegue segurar a franga e está provocando a segunda onda da Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus e que pode ser muito pior que a primeira, é uma espécie de toque de recolher (proibição de circulação do cidadão em vias e locais públicos).
O TOQUE DE RECOLHER, …
… segundo a Wikipédia, em sua concepção histórica e inicial, foi usado extensivamente pelos nazistas na Alemanha entre 1933 e 1945 contra judeus. Na mesma época, os EUA fizeram o mesmo contra imigrantes japoneses e seus descendentes (nisseis, sanseis) na Costa Oeste do país (Califórnia, Oregon e Washington). No mesmo país, nas décadas seguintes, os cidadãos afro-americanos sofreram o mesmo tipo de restrição durante a vigência da Lei Jim Crow. Regras similares existem até hoje (desde os anos 1980) em alguns lugares dos EUA, proibindo menores de idade de se reunirem em locais públicos durante o horário letivo. Mais recentemente, o toque de recolher como medida política e pública tem sido usado em diversas ocasiões, decretados por governos legítimos ou não.
NO BRASIL, …
… o método tem sido usado eventualmente. No período do regime militar (1964-1985) o toque de recolher passou ser usado em 1966 com o decreto do presidente Humberto Castelo Branco – por pressões da chamada “linha dura” -, pessoas abaixo de 16 anos deveriam ficar na rua até no máximo às 0h – período em que carros do exército e da polícia patrulhariam as ruas – devido ao que chamava de “ameaças em atividade na madrugada e pela segurança nacional”. A partir da decretação do Ato Institucional Nº 5 (AI-5), em 1968, esse período diminuiu para 23h (com exceção aos domingos, cujo prazo era 1h da madrugada, aos feriados e os recessos), e todas as pessoas, independentemente da idade deveriam ficar em casa. A chamada “Polícia Patrulheira” capturava pessoas e as levava à delegacia ou em algum centro de comando militar, onde eram mantidas até no máximo às 5h.
MAIS RECENTEMENTE, …
… e bem pertinho de Olímpia, o caso mais famoso é o da cidade de Fernandópolis, que instituiu a medida em 2005, para que as crianças e adolescentes ficassem proibidas de circular pelas ruas depois das 23h. Inspirados na cidade, cerca de 100 outros municípios em 22 estados adotaram medidas semelhantes. No entanto, a legalidade da medida foi questionada e anos depois o Supremo considerou inconstitucional a situação.
EMBORA NÃO …
… seja nos mesmos moldes, o governo de São Paulo resolveu endurecer a quarentena devido ao agravamento da pandemia da Covid-19 e resolveu colocar entre as medidas a serem adotadas, algumas que realmente lembram o instrumento utilizado no passado para controlar os que os nazistas consideravam não humanos ou raça impura.
CLARO, …
… a grande maioria dos desgarrados, da boiada que não consegue ser contida dentro dos currais humanos, é composta por seres desprovidos de capacidade reflexiva e sujeitos à viver numa realidade totalmente desfigurada pelos fake news e a propaganda “negacionista” capitaneada pelo nosso ilustre presidente.
MAS, A VERDADE …
… é que o diagnóstico do Centro de Contingência do Coronavírus, painel de 20 especialistas e autoridades de saúde que lida com decisões práticas acerca da pandemia no estado de São Paulo, é de que é preciso coibir principalmente as aglomerações proporcionadas por bares e restaurantes e eventos, principalmente no período noturno, que estariam sendo o principal fator de propagação do novo coronavírus.
ESTE COLUNISTA …
… está dedilhando o teclado de seu supercomputador Pentium II turbinado para refletir com vocês na manhã de sexta-feira, portanto, antes do anúncio das medidas pelo governo do Estado.
MAS, …
… a informação acerca do endurecimento e seu modelo já estava (na manhã de sexta-feira) estampada no site UOL, como sendo confirmada por grandes veículos de comunicação.
O TOQUE DE RECOLHER …
… Doriano, segundo estas informações, seria imposto com todas as cidades do Estado entrando na chamada fase vermelha do plano São Paulo, onde só o essencial funciona, todos os dias, a partir das 20h e nos fins de semana e feriados, durante o dia e a noite.
COM ISSO, …
… bares, restaurantes, comércio não essencial e serviços como salões de beleza ficariam proibidos de funcionar até a manhã seguinte. No nosso caso, inclusive os parques aquáticos.
A MEDIDA, …
… chamada pelo UOL de mais draconiana, se deve à piora substancial do quadro de infecções e mortes pelo novo coronavírus em todo o estado.
QUANDO, …
… você, nobre leitor, estiver lendo estas linhas, com certeza, as medidas já terão sido anunciadas desta forma ou não.
NO ENTANTO, …
… mesmo que estas não tenham sido confirmadas, fica a certeza de que os 20 especialistas do governo sabem que nosso povo iletrado é difícil de ser controlado e convencido a seguir as medidas mínimas de contenção (usar máscara, ficar sempre no mínimo a dois metros de distância do outro e higienizar constantemente as mãos com água e sabão ou álcool em gel).
E ISSO …
… expõe o quanto este país ainda precisa evoluir em termos de formação de seus cidadãos, que continuam a ser criados para serem robôs de linha de montagem e que, certamente, serão substituídos pelos sintéticos.
MAS O QUE …
… é pior, é ter que utilizar instrumentos de opressão como esses para poder preservar a vida da própria boiada que estoura a todo momento e destrói as cercas do curral.
MAS, COM CERTEZA, …
… pelo andar lento da carruagem que carrega as doses de vacina que seriam a salvação, o próprio início da imunização deverá ser fator negativo que poderá levar a medidas mais drásticas ainda, pois poderá criar a situação de que mesmo aplicadas em quantidade insignificante já estarão protegendo todo o rebanho.
José Salamargo … sem conseguir se posicionar diante deste eterno dilema: aceitar ou não que os fins justifiquem os meios. É a incompetência sendo driblada com a violência? O que você entende? Achar, simplesmente, não vale nada.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!
Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!