05 de agosto | 2023

…E Por Falar Em…Novos Empreendimentos

Compartilhe:

A. Baiochi Netto

Foi anunciado na última semana mais um empreendimento de grande expressão urbanística para a cidade, liderado por empresa que atua em todo território nacional, a ser edificado em área de 24.000 metros quadrados, às margens da Av. Desembargador Manoel Arruda.

O novo empreendimento contará com loja atacadista e resort com 203 apartamentos.

Dentre os vários reflexos positivos para o município é de se destacar, seguramente, a ampliação do mercado de trabalho local, com a criação de novos empregos.

Nesse sentido temos como bastante oportuna uma avaliação técnica sobre o mercado de trabalho na cidade de Olímpia. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados- CAGED, do Ministério de Emprego e Trabalho do Governo Federal, de âmbito nacional, desde 2019, Olímpia vem apresentando índices positivos no que se refere ao mercado de trabalho local. Naquele ano, por exemplo, ocorreram 5.275 desligamentos de empregos com carteira de trabalho assinada. No entanto, no mesmo período foram formalizados positivamente, com carteira assinada, 6.004 admissões. A conclusão é simples: por estes dados foram criados, naquele ano, mais de setecentos novos empregos, além dos preenchimentos das vagas resultantes dos desligamentos havidos no ano.

Para uma população de pouco mais de 35 mil habitantes, é provável que para esses resultados positivos tenham contribuído em parte trabalhadores de outras cidades que para aqui se transferiram em busca de emprego, sendo que essa movimentação por certo teria influenciado quanto ao fato da população de Olímpia ter crescido nos últimos dez anos, conforme o censo de 2022, acima das médias estadual e regional.

Ainda de acordo com o CAGED, a geração de empregos em nossa cidade, durante o primeiro semestre deste ano, cresceu mais de 31% em relação a 2022.

Ao que tudo indica, face a esses resultados, já seria o caso de se estabelecer no município políticas de assistência ao mercado de trabalho local, notadamente  naquilo que se refere ao preparo e à qualificação de trabalhadores, buscando atender e facilitar, para os ramos que mais necessitam de colaboradores profissionalmente bem habilitados, a satisfação de suas demandas empregatícias, provocadas pelo fluxo continuo de novos investimentos locais, da área privada, que vêm se sucedendo, fato que continuará a ensejar a criação de novos empregos e a procura por profissionais e trabalhadores mais bem preparados.

Alfredo Baiochi Netto é advogado especialista em Direito Administrativo e Direito Tributário pela PUC – São Paulo. Consultor em Direito Público e em especial nas áreas do Direito Orçamentário e Lei de Responsabilidade Fiscal, autor de trabalhos técnicos para o CEPAM e APM/SAREM.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas