18 de junho | 2023
… E Por Falar Em…Consolidação do Turismo
A. Baiochi Netto
Recente ranking relativo aos parques temáticos mais visitados do mundo, divulgado neste mês, classifica o Thermas de Olímpia em quarto lugar dentre os mais visitados do mundo e em segundo lugar dentre os mais visitados da América Latina. Outro destaque a ser comemorado: o hot beach está entre os dez parques mais visitados da América Latina. Beleza.
Outro dado interessante extraído dessa recente divulgação: o número de visitantes recebido pela cidade durante o ano estaria realmente entre dois e três milhões de turistas, coincidindo com as estimativas correntes.
É esta uma agradável realidade que vem se consolidando nestes últimos quinze anos graças à iniciativa privada, compreendendo os próprios parques, e a investimentos particulares, estimulados pela alta afluência de turistas, de onde resultam o fortalecimento econômico e a autossustentabilidade do município.
Para essa realidade atual, porém, os poderes públicos locais, após a fundação do Thermas, pouco ou nada contribuíram. Para essa ausência dos poderes públicos locais é de se supor que muito contribui a falta de lideranças tanto na área política como nas áreas econômicas e sociais do município, o que constitui, também, uma realidade dos dias atuais, porém pouco agradável.
É de se esperar que essa crise de lideranças venha a ser em breve superada, no máximo a partir de 2024, quando serão realizadas as próximas eleições municipais. E que, contando com novas lideranças, venham a ser desenvolvidos planos governamentais voltados para o turismo, do qual a pujança do município depende, compreendendo, inclusive, projetos referentes à presença dos turistas que aqui aportam, como também projetos voltados para o aspecto urbano da cidade, hoje carente no que se refere, por exemplo, à iluminação pública urbana e à áreas urbanas que estão a merecer maiores cuidados, constituindo situações que não passam desapercebidas aos olhos dos que aqui convivem e também dos turistas que aqui se hospedam. Situações que merecem ser enfrentadas através de planos específicos destinados globalmente à preservação e ao fortalecimento do turismo local.
Alfredo Baiochi Netto é advogado especialista em Direito Administrativo e Direito Tributário pela PUC – São Paulo. Consultor em Direito Público e em especial nas áreas do Direito Orçamentário e Lei de Responsabilidade Fiscal, autor de trabalhos técnicos para o CEPAM e APM/SAREM.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!
Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!