17 de abril | 2023

… E Por Falar Em…43 Anos da “Folha da Região”

Compartilhe:

A. Baiochi Netto

Em 3 de abril último, conforme foi amplamente divulgado e comemorado, a “Folha da Região” completou quarenta e três anos de existência.

Antes do surgimento da “Folha da Região” circulou por mais de 50 anos o Tablóide da Nova Paulista, sob o comando do entusiasmado olimpiense Nelito Santos, e bem mais atrás, Olimpia contava, então, com os tradicionais “Cidade de Olimpia”, sob a direção da família Laraia, e o “A Voz do Povo”, tendo como seus últimos diretores Alcy Gigliotti, advogado que veio a se aposentar como Juiz de Direito em Catanduva, e Isaias Miessa, dentista e ator amador.

Todos esses jornais tinham uma característica comum: eram semanários. E todos já deixaram de existir há algum tempo.

Essa sequência de encerramentos de atividades não é peculiaridade local: cidades de porte menor do que Olímpia, que tradicionalmente tinham o seu “jornalzinho”, hoje, em sua quase totalidade, não contam mais com qualquer publicação local. E essa triste constatação vai se estendendo para cidades do mesmo porte de Olímpia e até maiores, que também vão se juntando ao triste rol de cidades desprovidas de uma imprensa local.

Por aqui, algumas tentativas de se manter um novo jornal infelizmente não foram adiante. Entre 1999/2000, teve curta existência o “Tribuna Popular Regional”. Também em fins da década de 1990 nascia o “Jornal da Cidade”. A seguir em 2009, era criado o “Tribuna Regional” e mais recentemente surgia o meteórico “Edição Extra”, do jornalista Orlando Costa, também de curta duração. Todos com atividades já encerradas.

A “Folha da Região”, para o bem da cidade, vem resistindo e mantendo uma carreira de atuação propositiva, onde aponta problemas, favorecendo o encontro de soluções, especialmente em questões que interessam aos diversos segmentos que compõem a comunidade olimpiense.

Já foi dito que uma cidade sem jornal local é como uma pessoa que não tem sua imagem refletida pelo espelho.

Ainda que possam existir posições contrárias, divergentes quanto ao que o jornal publica, existe o direito de se manifestar em contrário através do próprio jornal, configurando o total respeito aos princípios democráticos, linha de conduta que inegavelmente vem sendo mantida pela “Folha da Região”.

À comunidade, portanto, através de seus representantes e das forças econômicas que por aqui militam, incumbe prestigiar a existência entre nós da “Folha da Região”, ainda que suas publicações não sejam do agrado de todos. O importante, porém, é contribuir para que Olímpia não venha a ingressar no triste rol das cidades desprovidas de impressa local.

Alfredo Baiochi Netto é advogado especialista em Direito Administrativo e Direito Tributário pela PUC – São Paulo. Consultor em Direito Público e em especial nas áreas do Direito Orçamentário e Lei de Responsabilidade Fiscal, autor de trabalhos técnicos para o CEPAM e APM/SAREM.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas