01 de outubro | 2023

Como viver a diversidade no âmbito, educação

Compartilhe:

Cláudia Caetano

De acordo com o dicionário Michaelis, o conceito de diversidade pode ser definido como “qualidade daquilo que é diverso, diferença, dessemelhança, variação, variedade”, ou seja, é o que apresenta pluralidade e que não é homogêneo.

No ambiente escolar, a diversidade é um conceito que propõe a inclusão de todos os estudantes e suas diferenças em um mesmo contexto educativo. Logo, é por meio dela que os alunos passam a ter mais respeito e uma convivência pacífica com as variedades de comportamento, religião, cor e gênero. Por isso, é muito importante que a diversidade escolar seja valorizada em várias situações, tanto dentro quanto fora da sala de aula.

Desta forma, a escola e os estudantes podem se beneficiar de diferentes modos, o que permite que haja uma maior motivação e engajamento no processo de aprendizagem. A maneira de como , abordar a diversidade na escola é o diálogo com os estudantes sobre o assunto para que eles aprendam a respeitar as diferenças desde cedo.

Desse modo, o diretor e os educadores podem aproveitar o local para sensibilizá-los sobre o respeito às diferenças. Uma boa forma de promover a diversidade escolar é por meio da ludicidade na educação. Por isso, faça sessões de cinema e rodas de leitura com livros e filmes que contenham mensagens de respeito e tolerância à diversidade.

Os professores podem criar debates e seminários após o encerramento da leitura ou da exibição dos filmes, em que abordarão temas como preconceito em geral, intolerância religiosa e racismo.

A tecnologia representa um papel essencial de transformar a educação. Ela atinge uma boa quantidade de alunos de modo instantâneo, possibilitando que eles tenham acesso a conteúdos de qualidade e relevância para sua formação quanto ao devido assunto. Tendo em vista, o gestor escolar pode agregar boas práticas para resolução e mediação de conflitos, criando um ambiente mais acolhedor, como o espaço maker, um local de convívio social, de experimentação e de criação, em que o aluno é o protagonista na resolução de problemas. Isso auxilia no desenvolvimento socioemocional, que considera o desenvolvimento de aspectos emocionais e sociais das crianças e jovens.

Além de sua importância social, a discussão sobre diversidade também é um tema previsto nas principais diretrizes educacionais nacionais. A diversidade no ambiente escolar é uma competência geral da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que diz:

“Exercitar a empatia, a cooperação, a resolução de conflitos e o diálogo, fazendo-se respeitar e promovendo o direito ao outro e aos direitos humanos, com valorização e acolhimento da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, suas potencialidades, culturas, identidades e saberes, sem preconceitos de qualquer natureza”.

O Plano Nacional de Educação (PNE) também fala sobre a importância da diversidade nas escolas e o fim da discriminação. Logo, o PNE tem o objetivo de combater a evasão escolar atrelada ao preconceito, garantindo o acesso de todos à educação.

Cláudia Caetano – Psicopedagoga Clínica

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas