01 de outubro | 2016

Vox Populi aponta Fernando Cunha na frente com 48% das intenções de votos

Compartilhe:


A pesquisa de intenção de voto encomendada por esta Folha da Região, junto ao instituto Vox Populi, com sede em Belo Horizonte, para apurar quais serão os possíveis re­sultados da eleição para a Prefeitura de Olím­­pia, realizada entre 24 e 25 de setembro último, aponta a liderança com folga de mais de 30 pontos percen­tu­a­is do candidato Fernando Au­gusto Cunha (PR), da coligação Olímpia melhor para todos.

Ele aparece, na chamada pesquisa estimulada (quando o pesquisador mostra um cartão com o nome dos candidatos ao entrevistado) com 48% das intenções de voto contra 14% do segundo colocado, Hi­lário Juliano Ruiz de Oliveira (PSD), da coligação Honestamente, a verdadeira mudança.

O candidato Humberto Jo­sé Puttini (PTB), da coligação Olímpia não pode parar, que tem o apoio declarado do pre­­feito Eugênio José Zuliani (DEM), aparece em 3.º lugar com 8%. Já o candidato do PS­OL, Cecílio Miguel Neto, conhecido por Neto Naim, tem a preferência de 3% dos eleitores consultados.

A pesquisa revela ainda alto índice de indecisos, ou seja, que não sabem ou não responderam em quem vão votar. São 15% do total. Outros 12% disseram que vão votar em branco ou anular o voto ou que não votariam em nenhum dos candidatos apresentados.

O candidato Fernando Au­gus­to Cunha, do PR, aparece liderando em todas as faixas nas quais o eleitorado foi dividido no levantamento como: idade, sexo, renda, escolaridade.

No levantamento, realizado pelo instituto Vox Populi, de Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais, a margem de erro é de 4,9 pontos per­centuais para cima ou para baixo.

Com índice de confiabili­dade de 95%, a pesquisa ouviu 400 eleitores entre os dias 24 a 26, ou seja, sábado, domingo e segunda-feira, passados.

O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral, através do cartório da 80.ª Zona Eleitoral, Comarca de Olímpia, com o número SP-00332/2016, no dia 22 de setembro de 2016.

O método utilizado pelo Vox Populi é chamado de “Survey face-a-face”.

O público-alvo é a população residente em Olímpia, acima de 16 anos.

Foram entrevistadas 400 pessoas, estratificados por região da cidade e com cotas de sexo, idade, escolaridade e renda, com margem de erro de 4,9% e intervalo de confiança de 95%.

Segundo explicações do instituto: “a resposta “outros”, que pode ser encontrada no relatório, refere-se ao total de respostas que obtiveram índices muito baixos de citação e, que, portanto, não serão considerados para efeito de análise. Os gráficos, por vezes, poderão fechar em mais (ou menos) de 100% devido ao arredondamento dos números no pro­ces­sa­mento dos resultados. Categorias que apresentam 0% significam que o percentual de respostas é inferior a 0,5% do total de respostas da tabela”.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas