25 de outubro | 2015
Vendaval e falta de energia deixam 10 bairros sem água por mais de 12 horas
O forte vendaval que, segundo foi estimado, chegou a cerca de 70 quilômetros por hora, além de prejudicar o abastecimento de energia elétrica, deixando grande parte da cidade às escuras por várias horas, também acabou prejudicando o abastecimento de água em pelo menos 10 bairros por aproximadamente 12 horas.
A informação foi divulgada à imprensa local no final da manhã desta sexta-feira, dia 23, pelo diretor da Superintendência de Água, Esgoto e Meio Ambiente – Daemo Ambiental, Marco Antônio Parolim de Carvalho.
O problema atingiu bairros da zona sudeste como, por exemplo, Jardim Antônio José Trindade, conhecido por Cohab I; Luiz Zucca, Cohab II; e Jardim Quinta das Aroeiras. Na zona leste foram atingidos os bairros Jardim Menina Moça, Jardim Luíza, Jardim Santa Fé, Jardim Cizoto, Jardim Cecap e Distrito Industrial III. O fornecimento de energia elétrica nesses bairros foi restabelecido somente por volta das 13 horas desta sexta-feira, dia 23.
Mas de acordo com Parolim de Carvalho, na zona oeste um raio acabou queimando o painel do poço artesiano que abastece o Jardim Tropical II, também prejudicando o abastecimento por algumas horas.
CORPO DE BOMBEIROS
Além disso, a forte ventania que começou por volta das 20 horas e durou até quase 23h30, aproximadamente 3h30 de duração, derrubou árvores e até prejudicou parte do telhado de uma residência localizada na Rua Manoel Eduardo Pereira, no Jardim Santa Fé.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para ir ao local e detectou que havia trincas na laje, situação que obrigou o morador com o filho, a ir se abrigar na casa de sua namorada.
Por outro lado, os bombeiros atenderam pelo menos três chamadas de quedas de árvores, duas delas ainda na noite da quinta-feira, dia 22. Uma delas foi na Rua do Bicudo, no Jardim Antônio José Trindade, Cohab I. Na outra foi uma árvore que caiu sobre a pista da estrada vicinal Natal Breda, nas proximidades do Ceret (Centro Recreativo do Trabalhador) Olynto Zambom, conhecido popularmente por Ginásio de Esportes.
Outra chamada foi recebida já no início da manhã desta sexta-feira, dia 23, quando a moradora de uma residência na região central da cidade ia sair com seu carro e percebeu que uma árvore havia sido derrubada pelo vendo interrompendo a saída da garagem.
REGIÃO
Além de Olímpia, os fortes ventos atingiram também: São José do Rio Preto, Catanduva, Novo Horizonte, Mirassol, Meridiano, Dolcinópolis, Votuporanga e Monte Aprazível.
CPFL divulga que novos temporais
podem chegar em Olímpia e região
Após as chuvas e principalmente a forte ventania na noite de quinta-feira, dia 22, o Centro de Operações da CPFL Energia está monitorando a aproximação de uma nova frente-fria no interior do Estado de São Paulo. A expectativa é da ocorrência de fortes temporais na região de Araçatuba, com a possibilidade de evoluir para as demais áreas atendidas pela CPFL Paulista e pela CPFL Santa Cruz.
A previsão das agências meteorológicas é de que os temporais venham acompanhados de descargas atmosféricas (raios) e rajadas de vento forte.
Caso ocorram estas condições climáticas adversas, há a possiblidade de que a rede elétrica seja atingida por raios, galhos, objetos e árvores, interrompendo o fornecimento de energia elétrica para os clientes das distribuidoras.
Com objetivo de minimizar o impacto desses fatores externos e manter a qualidade do fornecimento de energia aos seus clientes, as distribuidoras da CPFL Energia estão mobilizadas e as suas equipes estão posicionadas em locais estratégicos para atender às possíveis ocorrências decorrentes do temporal e restabelecer o serviço o mais breve possível.
Em caso de eventual falta de energia, a CPFL Energia recomenda que o cliente entre em contato com a distribuidora assim que registrar o problema, por meio dos canais de atendimento.
Além do telefone 0800, o contato com a concessionária pode ser realizado gratuitamente por mensagens via celular (SMS), aplicativos para smartphone e também e-mail.
Vale ressaltar que a CPFL possui tecnologia para identificar as principais ocorrências no seu sistema elétrico e tomará as medidas necessárias para o restabelecimento, sempre priorizando as cargas essenciais, tais como Hospitais, postos de saúde, captação de água, prédios públicos, UTI domiciliares e outros.
SEGURANÇA
Durante as tempestades com descargas atmosféricas (raios) os seguintes cuidados podem aumentar a sua segurança; Não se aproxime e não toque nos cabos elétricos que podem ser rompidos pela queda de árvores e objetos, e avise imediatamente à CPFL.
Também evite tocar os aparelhos eletrodomésticos e retire os aparelhos eletrônicos das tomadas. Afaste-se de janelas e portas metálicas e evite os banhos nos momentos de tempestades.
Nunca se abrigue debaixo de árvores. Sempre procure uma casa de alvenaria ou o interior de um veículo. Em zonas rurais, não toque e se aproxime de cercas.
ATENDIMENTO AO CLIENTE
Os canais de atendimento ao cliente são: Web mobile: www.cpfl.com.br (acesso via smartphone); site: www.cpfl.com.br; CPFL Paulista – 0800 010 1010 (ligação gratuita) – paulista@cpfl.com.br.
SMS: enviar a palavra LUZ e o seu código (localizado no verso da sua conta de energia) para o número da distribuidora, descrito na tabela abaixo: CPFL Paulista: 27351.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!
Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!