25 de outubro | 2015

Vendaval e falta de energia deixam 10 bairros sem água por mais de 12 horas

Compartilhe:


O forte vendaval que, segundo foi estimado, chegou a cerca de 70 quilômetros por hora, além de prejudicar o abastecimento de energia elétrica, deixando grande parte da cidade às escuras por várias horas, também acabou prejudicando o abastecimento de água em pelo menos 10 bairros por aproximadamente 12 horas.

A informação foi divul­ga­da à imprensa local no final da manhã desta sexta-feira, dia 23, pelo diretor da Superintendência de Água, Esgoto e Meio Ambiente – Da­e­mo Ambiental, Marco Antônio Parolim de Carvalho.

O problema atingiu bairros da zona sudeste como, por exemplo, Jardim Antônio José Trindade, conhecido por Cohab I; Luiz Zucca, Cohab II; e Jardim Quinta das Aroeiras. Na zona leste foram atingidos os bairros Jardim Menina Moça, Jardim Luíza, Jardim Santa Fé, Jardim Cizoto, Jardim Cecap e Distrito Industrial III. O fornecimento de energia elétrica nesses bairros foi restabelecido somente por volta das 13 horas desta sexta-feira, dia 23.

Mas de acordo com Pa­ro­lim de Carvalho, na zona oeste um raio acabou queimando o painel do poço artesiano que abastece o Jardim Tropical II, também prejudicando o abastecimento por algumas horas.

CORPO DE BOMBEIROS

Além disso, a forte ventania que começou por volta das 20 horas e durou até quase 23h30, aproximadamente 3h30 de duração, derrubou árvores e até prejudicou parte do telhado de uma residência localizada na Rua Manoel Eduardo Pereira, no Jardim Santa Fé.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para ir ao local e detectou que havia trincas na laje, situação que obrigou o morador com o filho, a ir se abrigar na casa de sua namorada.

Por outro lado, os bombeiros atenderam pelo menos três chamadas de quedas de árvores, duas delas ainda na noite da quinta-feira, dia 22. Uma delas foi na Rua do Bicudo, no Jardim Antônio José Trindade, Co­ha­b I. Na outra foi uma árvore que caiu sobre a pista da estrada vicinal Natal Bre­da, nas proximidades do Ce­­ret (Centro Recreativo do Tra­­balhador) Olynto Zam­bom, conhecido popu­lar­men­te por Ginásio de Es­por­tes.

Outra chamada foi recebida já no início da manhã desta sexta-feira, dia 23, quando a moradora de uma residência na região central da cidade ia sair com seu carro e percebeu que uma árvore havia sido derrubada pelo vendo interrompendo a saída da garagem.

REGIÃO

Além de Olímpia, os fortes ventos atingiram também: São José do Rio Preto, Catanduva, Novo Horizonte, Mirassol, Meridiano, Dolcinópolis, Votuporanga e Monte Aprazível.

CPFL divulga que novos temporais

podem chegar em Olímpia e região

Após as chuvas e principalmente a forte ventania na noite de quinta-feira, dia 22, o Centro de Operações da CPFL Energia está moni­torando a aproximação de uma nova frente-fria no interior do Estado de São Pa­ulo. A expectativa é da ocorrência de fortes temporais na região de Araça­tu­ba, com a possibilidade de evoluir para as demais áreas atendidas pela CPFL Paulista e pela CPFL Santa Cruz.

A previsão das agências meteorológicas é de que os temporais venham acompanhados de descargas atmosféricas (raios) e rajadas de vento forte.

Caso ocorram estas condições climáticas adversas, há a possiblidade de que a rede elétrica seja atingida por raios, galhos, objetos e árvores, interrompendo o fornecimento de energia elétrica para os clientes das distribuidoras.

Com objetivo de mini­mi­zar o impacto desses fatores externos e manter a qualidade do fornecimento de energia aos seus clientes, as distribuidoras da CPFL Energia estão mobilizadas e as suas equipes estão posicionadas em locais estratégicos para atender às pos­síveis ocorrências decorrentes do temporal e restabelecer o serviço o mais breve possível.

Em caso de eventual falta de energia, a CPFL Energia recomenda que o cliente entre em contato com a distribuidora assim que registrar o problema, por meio dos canais de atendimento.

Além do telefone 0800, o contato com a concessionária pode ser realizado gratuitamente por mensagens via celular (SMS), aplicativos para smar­tphone e também e-mail.

Vale ressaltar que a CPFL possui tecnologia para identificar as principais ocorrências no seu sistema elétrico e tomará as medidas necessárias para o restabe­leci­men­to, sempre priorizando as cargas essenciais, tais como Hospitais, postos de saúde, captação de água, prédios públicos, UTI domiciliares e outros.

SEGURANÇA

Durante as tempestades com descargas atmosféricas (raios) os seguintes cuidados podem aumentar a sua segurança; Não se aproxime e não toque nos cabos elétricos que podem ser rompidos pela queda de árvores e objetos, e avise imediatamente à CPFL.

Também evite tocar os aparelhos eletrodomésticos e re­­tire os aparelhos eletrônicos das tomadas. Afaste-se de janelas e portas metálicas e evite os banhos nos momentos de tempestades.

Nunca se abrigue debaixo de árvores. Sempre procure uma casa de alvenaria ou o interior de um veículo. Em zonas rurais, não toque e se aproxime de cercas.

ATENDIMENTO AO CLIENTE

Os canais de atendimento ao cliente são: Web mobile: www.cpfl.com.br (acesso via smartphone); site: www.cpfl.com.br; CPFL Paulista – 0800 010 1010 (ligação gratuita) – paulista@cpfl.com.br.

SMS: enviar a palavra LUZ e o seu código (localizado no verso da sua conta de energia) para o número da distribuidora, descrito na tabela abaixo: CPFL Paulista: 27351.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas