23 de agosto | 2018

Vacinação contra raiva animal inicia neste fim de semana

Compartilhe:

Começa neste sábado, 25, a Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal para cães e gatos. De acordo com a Vigilância Sanitária da Estância Turística de Olímpia, 18 postos de vacinação estarão distribuídos nos bairros do município e nos distritos de Baguaçu e Ribeiro dos Santos. A vacina é gratuita e será aplicada em cães e gatos com idade superior a três meses.

Com a meta de superar as doses aplicadas na campanha de 2017 (11.999 animais, somando os atendidos pelas clínicas particulares e pela campanha), o setor vem orientando a população e realizando palestras em escolas estaduais para conscientizar sobre a importância da vacina e os riscos da doença. 

A campanha de vacinação será realizada nos dias 25 e 26 de agosto e 1º e 2 de setembro, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h30. No dia 25, os postos de vacinação serão: Centro de Saúde (Postão); Acessa São Paulo (Cohab IV); Centro Comunitário (Santa Ifigênia) e UBS Clodoaldo Martins Sarti (Santa Ifigênia).

No dia 26, os donos de animais poderão procurar os seguintes postos: UBSF Dr. Francisco Figueiredo Filho (São José); Centro de Referência de Assistência Social II (São José); Daemo Ambiental; UBS Waldemar Lopes Ferraz (Tropical II); e a UBSF Dr. Gilberto Vicente Mora (Baguaçu).

No dia 1º de setembro, os pontos de vacinação estarão na Padaria do bairro Santa Fé; Praça do Jardim Cizoto; Praça do São Benedito; e no Parque do Quinta da Colina. E no dia 2, os postos serão na Praça da Cohab I e II; no Morada Verde; no Centro de Referência do Idoso (CRI); na Praça do Harmonia e na Praça do distrito de Ribeiro dos Santos.

Além da vacinação, os profissionais presentes nos postos de vacinação irão orientar os donos dos pets sobre a leishmaniose. No local, instruirão donos de cães e gatos sobre como identificar sintomas característicos da doença e as medidas a serem tomadas para evitar a proliferação do mosquito palha, que abriga o transmissor Lutzomyia.

Durante a vacinação, caso seja notado alguns sintomas de descamação seca da pele, pelos quebradiços, nódulos na pele, úlceras, febre, atrofia muscular, fraqueza, anorexia, falta de apetite, vômito, diarreia, lesões oculares e sangramentos, o setor de Vigilância Sanitária será comunicado.

A raiva é uma zoonose causada por um vírus mortal tanto ao homem quando aos animais e atinge o sistema nervoso central e tem na vacinação a melhor prevenção.

Caso o morador tenha dúvidas sobre a vacinação contra a raiva

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas