15 de janeiro | 2017

Thermas recebe quase 20 mil por dia e garante “boom” do turismo em Olímpia

Compartilhe:

José Antônio Arantes

Segundo informações veiculadas pela imprensa regional nos últimos dias, o Parque Aquático Thermas dos Laranjais, nesta época de alta temporada, vem mantendo o registro de público entre 15 e 20 mil pessoas, o que vem garantindo e animando os empreendedores que estão investindo na ampliação da rede hoteleira local e fazendo com que Olímpia não sinta, pelo menos na intensidade de outras regiões, a crise econômica pela qual atravessa o País.

Com os empreendimentos voltados para a hospedagem terem uma previsão de superar os vinte mil leitos entre 2017 e 2018, a diretoria do parque aquático, praticamente o único ponto de atração de turistas, trabalha para alcançar a capacidade de receber mais de 30 mil visitantes nos próximos anos.

No primeiro semestre deste ano o parque deverá inaugurar mais uma atração inédita: a Montanha Russa Aquática – onde o usuário não só vai descer por toboáguas, como também será impulsionado para cima, ou seja, vai subir e descer experimentando a mesma emoção de uma montanha russa, mas dentro de boias e levado pela força da água.

Até o final de 2017 ou começo de 2018, outra atração também deverá entrar em funcionamento: o Lago Encantado. Aliás, um conjunto de atrações dentro de uma lagoa que terá até uma espécie de aquário possibilitando a interação do usuário com a natureza aquática. 

Nos últimos dias o Parque Aquático e o turismo local foram destaques em várias reportagens em nível estadual e uma em nível nacional. As que foram exibidas na região e no Estado foram veiculadas pela TVTem de Rio Preto, pela Record Rio Preto e pelo SBT Interior.

Já a de nível nacional não foi especificamente sobre o parque, mas abrangendo uma situação que acontece em todas as regiões que concentram um grande número de turistas. As crianças que acabam se perdendo dos pais ou responsáveis durante a diversão.

Além de apresentar a situação em praias lotadas do litoral paulista, a equipe de reportagem do programa “Bem Estar”, mostrou também o grande número de visitantes no Thermas e acompanhou o trabalho desenvolvido pelo setor de crianças perdidas que funciona no interior do Parque Aquático, inclusive, acompanhando diretamente o caso de uma criança que se perdeu dos pais em meio aos milhares de visitantes que se encontravam no local.

A reportagem mostrou o Thermas cumprindo o tempo determinado e através de sua equipe de funcionários conseguindo resolver a situação da criança em menos de meia hora. Neste tempo a criança recebeu todo o apoio do Thermas em uma sala especial até que monitores e seguranças encontrassem os seus pais dentro da vasta área do parque aquático.

Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, capitaneada pelo jornalista Bruno Guzzo, a última semana de 2016 foi marcada pelo intenso movimento de visitantes em Olímpia. Segundo a pesquisa de ocupação real, os feriados de Natal e Ano Novo de 2016 apontaram média de 77,5% de leitos ocupados.

O levantamento, realizado pela Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, mostra que o índice superou a expectativa da hotelaria informada pelos hoteleiros no fim do ano passado, em que 75% dos empreendimentos esperavam ocupação acima de 60%. O valor real indica que, na verdade, 87% tiveram ocupação acima de 60%.

Os resultados da pesquisa confirmam ainda que a média de ocupação dos dois feriados de fim de ano em 2016 se manteve estável em comparação a 2015, quando a média ficou em 76%.

Segundo a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, a estimativa é de que o fluxo de turistas seja constante até o Carnaval, levando em consideração as férias escolares e os bons índices de ocupação do último ano.

Balanço Geral de São Paulo mostra Thermas e
o turismo em reportagem de quase 5 minutos

Em reportagem de quase cinco minutos exibida pelo programa Balanço Ge­­ral de São Paulo, da re­de Record de Televisão, na primeira semana de janeiro, sob o título “Olímpia atrai milhares de turistas”, é mostrado que férias e mu­ito calor são uma combinação perfeita que tem atraído milhares de turistas para Olímpia, para um dos maiores parques aquáticos do mundo. Também destaca que nessa época do ano os hotéis e resorts do município ficam quase em ocupação total, sendo um ótimo momento para comerciantes e empresários da cidade.

O trabalho de reportagem foi feito pela Record Rio Preto e, na abertura, mostra a repórter Mara Gui­oto afirmando que “Olímpia é o destino certo de milhares de turistas, neste verão; famosa pelo seu parque com águas termais, a cidade tem capacidade de hospedar mais de 14 mil pessoas por temporada e já mostra o responsável por um resort da cidade afirmando que a taxa de ocupação durante as festas de fim de ano, superou em 45% o resultado do ano anterior.

Apresenta também um casal que veio de Curitiba, atraído pelo calor, tranqui­lidade e segurança, Vagner e Lúcia, que se encantou com o interior paulista e garante que o passeio vai estar no roteiro das próximas férias.

O casal sobre o calor e as águas termais afirmou: “Aqui, com esse parque todo, diversão, esses to­bo­águas, a gente aproveitava o dia inteiro nesse calor. Muito bom”.

Segundo esse gerente de hotelaria entrevistado, 58% dos hospedes vem da capital, mais de 30% são do interior paulista e que os turistas, de outros estados, completam a lista de visitantes.

A reportagem destaca o Parque Aquático Ther­mas dos Laranjais como o mais visitado do Brasil, o quinto mais frequentado do mundo e adianta que em 2016 recebeu aproximadamente dois milhões de turistas.

A Record entrevistou também o supervisor de marketing do Thermas, Marcos Bittencourt, que afirmou que o Thermas passou por um ano bastante suportável, levando-se em conta a crise brasileira, mas com um número de visitantes considerado normal até o meio do ano. De lá para cá os números vieram crescendo, gerando uma expectativa muito boa para o ano de 2017 também.

Para demonstrar como está a situação do turismo, a repórter salienta que a presença dos turistas aquece toda economia do município para dar conta da demanda esse restaurante (mostra cenas de um restaurante da cidade), reforça as contra­ta­ções durante a alta temporada.

“Hoje estamos com a media de 20 funcionários diários e contratamos mais 6” salienta Djalma Barão, o proprietário do restaurante.

Já segundo entrevista mostrada de Gustavo Serrano que é gerente de mar­keting do primeiro resort construído na cidade de Olimpia, o Tutti Resort, há nove anos o hotel mantêm a média impressionante de 85% de ocupação nos períodos de férias.

“Dezembro foi bem bacana, apesar da crise do ano passado a gente teve um público superior ao próprio ano de 2015 e agora, no comecinho dessas férias, a gente está com a casa cheia o mês todo”, afirmou.

Sobre a expectativa para o carnaval, Serrano declarou para a Record: “O carnaval nosso já é tradicional. Nós temos o bloco Tutti Folia que sai para a praça e estamos com as vendas bem aquecidas e vamos estar com a casa cheia também”, adiantou.

É isso ai, a gente faz voto que todos que estão ai trabalhando em função do turismo, que vo­cês sejam muito mais sucedidos em 2016, está ai uma excelente oportunidade que são para as famílias, pros amigos, para quem quer curti as férias, agora a me­ninada em casa, leva que vai ser certeza que vai ser um ótimo negócio, para quem está pensando já para o carnaval, está ai também uma excelente opção.

SBT destaca Olímpia como um dos
destinos mais procurados no Estado

O SBT interior destacou em reportagem veiculada no dia 30 de dezembro que Olímpia é hoje um dos destinos paulistas mais procurados pelos turistas, principalmente nessa época do ano. Segundo a emissora, a cidade recebe cerca de 20 mil pessoas, por dia, durante as festas de fim de ano.

A reportagem explica que a cidade já foi conhecida como capital nacional do folclore e hoje é Estância Turística graças as reservas de águas termais que tem e se destaca no cenário nacional atraindo turistas de toda parte. “A vocação para turismo tem ficado mais forte a cada dia ao ponto de um site de viagem internacional classificar a cidade como a segunda mais acolhedora do Brasil, e outro levantamento, apontou Olímpia como a terceira cidade mais confortável para se viajar no país, destacando aí, a rede hoteleira que oferece todo tipo de acomodação ao visitante, são mais de 15 mil leitos a disposição e o setor não para de crescer”.

A repórter do SBT destaca que a grande atração da cidade hoje é o parque aquático, que agrada a todas as idades. “O termas recebe em media 1,5 milhão de turistas todo ano e é considerado o mais visitado do Brasil, além disso está entre os cinco maiores parques aquáticos do mundo, aqui ninguém precisa ir à praia pra tirar onda de surfista”, comple­menta, mostrando imagens das atrações.

O supervisor de marketing do Thermas, Marcos Bittencourt, foi entrevistado e sobre qual a preocupação com tanta gente dentro do parque, explicou: “Acima de tudo a alegria, a diversão e a segurança, enfim, estamos sempre aprimorando a qualidade dos nossos serviços para proporcionar a satisfação plena dos nossos usuários”.

A repórter com­ple­men­ta: “Famílias de todo Brasil escolhem Olímpia pra descansar e se divertir, por causa do calor e da emoção proporcionada pelas nossas atrações. Hoje, a cidade que tem pouco mais de 50 mil habitantes, chega a receber cerca de 20 mil pessoas por dia”.

A reportagem é concluída com dois turistas declarando: “Nós viemos passear, “desestressar”, tirar o stress”. “Vim trazer minha família, meu namorado do Rio de Janeiro para conhecer. Tá sendo bem Legal estou curtindo bastante. Muito bom o Parque”.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas