08 de fevereiro | 2009

Thermas implanta o “tsunami” e despeja ondas fortes e altas no Rio de Corredeira

Compartilhe:

 


 O Thermas dos Laranjais já está classificado como o parque aquático de maior público de todo o Brasil e seu presidente, empresário Benito Benatti, na companhia de alguns de seus diretores, anunciou nesta quinta-feira, 06/02, que a intenção é chegar na liderança também em número de atrações, nos próximos anos.

Para tanto já está colocando em atividade mais uma atração, dentro do complexo do rio de corredeira: o "tsunami", um mecanismo que libera água em alta velocidade e provoca ondas fortes e altas que levam o usuário a sentir a mesma sensação de estar em um "rio de corredeira" ou um "mar de ondas".

 O empresário explicou que quem tem o maior público é porque já tem as melhores atrações, no entanto, para continuar em constante crescimento, a atual diretoria vai implantar uma gama de novos equipamentos que fará com que o Thermas seja, em curto espaço de tempo, também considerado o parque aquático com o maior número de atrações. Até trazer dois camelos para o  Bosque Interativo estão nos planos da diretoria.

Além do cronograma de novas atrações o Thermas também deverá cuidar da infra-estrutura do parque para atender com conforto os associados e os turistas visitantes. Para tanto, além da pavimentação asfáltica de estacionamentos e de todas as vias internas, a diretoria anuncia a construção, em ritmo acelerado, de um mega-vestiário e um sistema moderno de catracas terceirizado para uma firma especializada do setor, para evitar filas na entrada do parque.

Entre as novidades que serão implementadas este ano estão uma nova academia de ginástica aquática, ligada à piscina semi-olímpica; um lago-piscina para aproximadamente três mil pessoas, quadras poliesportivas e próximo à piscina de surf está entrando em funcionamento uma nova atração, o "Tsunami", com ondas gigantes e que deverá ser uma das grandes atrações do parque.

Sobre a academia aquática, a diretoria explica que além de todos os aparelhos de uma mega academia (o triplo do que existe na academia atual), a parte aquática oferecerá esteira rolante, bicicleta ergométrica e outras equipamentos e atividades dentro da água, a exemplo do que acontece nas academias do nadador Gustavo Borges e da academia Cainagua, em São Paulo.

Lago-piscina

Sobre o lago-piscina, que também terá ondas, o presidente detalha com entusiasmo que será um dos maiores do mundo e que as pessoas poderão nadar e brincar com os peixes e outros animais aquáticos

Este novo empreendimento será construído como uma extensão do lago onde estão os pedalinhos e terá diversas atrações. "Pretendemos começar a construção o mais rápido possível, porque esta nova atração deverá ampliar em muito a capacidade de público do parque, pois nela vão caber tranqüilamente entre 2500 a 3000 pessoas. É um lago muito bonito com várias atrações, que será decorado com pedras, cachoeiras, ondas, (hoje somos especialistas em ondas); um lago concretado, como se fosse uma piscina de água cristalina. O problema dos lagos, como o que existe em São Paulo, no Ibirapuera, é a pouca movimentação que faz criar algas e a água fica esverdeada, parecendo estar suja. Então a gente vai fazer a oxigenação da água para que a alga não venha. Isso serve de filtragem porque você tem peixe, alguns animais aquáticos também", explicou.

O empresário, concluindo, diz que em breve vai secar o lago para isolar a parte dos pedalinhos, que continuará funcionando enquanto a outra parte vai ser trabalhada para a implantação do lago-piscina.

Ao comentar a necessidade do Thermas realizar estas obras com rapidez, a diretoria do parque complementa que além de outros empreendimentos do setor hoteleiro que estão em fase de conclusão, o que poderá elevar o número de leitos no município para mais de 5 mil, deverá ser lançado para a venda a construção de um Resort de Eventos e Convenções, no terreno ao lado do atual, onde antigamente estava instalada a torre de transmissão da rádio Menina AM.

"Com este Resort de eventos e convenções, abre-se o leque do tipo de turistas que poderão vir para Olímpia, que são estes ligados a setores do comércio, indústria, educação e tecnologia e tantos outros setores que re-

alizam simpósios, convenções e até exposições e reúnem gente de todo o Brasil e até do exterior, que vem a trabalho ou para aprender, mas depois do evento poderão se distrair no parque aquático. O sistema será parecido com o do resort atual, onde a pessoa investe na aquisição de um apartamento e depois lucra com o aluguel dele. Aliás, o atual, segundo o governador José Serra, será o maior do Estado quando tiver os seus mais de 500 apartamentos em funcionamento", destacou.

Para os sócios, o Thermas vai construir ainda este ano, na seqüência do terreno onde ficará o lago-piscina, duas quadras polivalentes, uma coberta e outra descoberta, dois campos de futevôlei de areia e um campo de futebol de grama.

Próximo a este local, no futuro, ainda vai ter um estacionamento para sócios, assim que a avenida chegar até ali. "O Geninho está trabalhando na parte do andamento da Avenida Aurora Forte Neves até a rodovia e para levar a lagoa de tratamento de esgoto para além dela", declarou.

Está na programação da diretoria para 2009 também a implantação de um centro de meditação: "um local, que a pessoa vai pra descansar, com decoração em pedras e tudo que é aceito pela maioria das religiões, na sequência do Bosque Interativo e ao lado do Lago-piscina. Vai ter cachoeira, iluminação fibra ótica vai ter uma porção de coisas, tudo para criar um ambiente propício para a meditação. É um projeto idealizado há mais de quatro anos", afirmou.

Nos próximos dias deverá entrar em funcionamento (está em fase de testes desde a sexta-feira, 06/02), o "Tsunami", que é uma onda muito forte ao lado da piscina de surf e que deverá atrair grande número de turistas.

Enquanto vários parques aquáticos num raio de 200 km estão fechando por falta de turistas, o Thermas tem que aproveitar o nome conquistado e o nível de suas atrações para atrair cada vez mais público, mesmo já sendo o parque aquático de maior público do Brasil. Benatti conta que neste início de ano, no feriado prolongado do ano novo, o Thermas recebeu um número recorde de público, mesmo com muita gente voltando mesmo antes de chegar na cidade (eram avisadas que o parque estava lotado) e, embora dentro do parque tenha funcionado tudo bem, para evitar as filas de entrada, foi contratada uma empresa especializada, a mesma que comanda o portão da entrada do Corinthians, do Palmeiras, entre outros, para evitar congestionamentos e filas na entrada. Coloca quantas catracas for preciso para atender o número de pessoas que tiver e organizar a entrada ao parque.

"Estamos preparando tudo para receber 12 mil pessoas com tranqüilidade no parque. Antes era para 5, 6 mil pessoas. Hoje ele já recebe entre 8000 a 10.000 mil pessoas com comodidade total. O lago, mais essas atrações anunciadas, mais o bar molhado e ai vem uma série de outras atrações, que a gente vai fazendo. Está na programação, por exemplo, o toboágua de 4 pistas, pra pessoa disputar a descida (ver quem chega na frente), este também pra esse ano, entre outros", contou.

Está em fase de testes uma espécie de montanha-russa aquática hidromagnética, que a pessoa vai se locomover em cima de uma bóia-bala, numa alusão ao trem bala que usa um sistema eletromagnético que faz com que não tenha contato com o trilho e deslize sem atrito, flutue. "No caso do hidromagnético porque estará dentro da água. A pessoa sobe, impulsionada pelo hidromagnético e desce como se fosse uma montanha-russa", complementou.

Sobre quais classifica como as principais atrações do parque hoje, o presidente destaca: o complexo composto pelo rio de corredeira, o surf e agora o tsunami; o pacote de toboáguas; o zoológico interativo que já esta com 10% de conotação; a piscina de onda que já é uma atração e nós vamos fazer outra piscina de onda mais rasa (na parte mais funda terá 65 cm) e mais as atrações já anunciadas.

 

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas