13 de dezembro | 2015

Thermas atinge as metas de 2015 e prevê mais de uma grande obra e várias remodelações em 2016

Compartilhe:

O Parque Aquático Thermas dos Laranjais atingiu a meta proposta para o ano de 2015 e poderá ter mais de uma grande obra, além de várias remodelações no próximo ano, segundo afirmações do presidente, empresário Benito Benatti (na foto ao lado, à esquerda), e do vice-presidente, arquiteto Jorge Noronha (na foto ao lado, à direita), ao fazerem um balanço do que foi o ano para o parque e quais as propostas para 2016.

A meta deste ano foi atingida com a inauguração de uma grande obra e todas as remodelações e as evoluções que ocorreram no interior do Parque Aquático Thermas dos Laranjais e para o ano que vem, a possibilidade é de que esta meta seja superada.

Ou seja, segundo Benito e Jorge, uma grande obra que é a Montanha Russa Aquática já está praticamente em fase de testes e deverá entrar em funcionamento até a primeira metade de 2016. E se isso ocorrer haverá a possibilidade de que outra atração de grande porte seja implantada ainda no ano vindouro.

Para os dirigentes do Parque Aquático, o balanço de 2015, em que pese toda a turbulência política e econômica que ocorre no País, não poderia ser melhor. “É um balanço bastante positivo. Nós conseguimos investir muito, criamos novas atrações, conseguimos manter não o crescimento que estávamos tendo, mas conseguimos nos manter estabilizados e, principalmente, conseguimos inaugurar uma grande obra, como é o pedido do Sr. Benito Benatti, de sempre inaugurarmos uma grande obra por ano”, explica o arquiteto Jorge Noronha.

E continua: “Nós tivemos o privilegio de conseguir fazer a primeira piscina de surf 180 graus do mundo, e tivemos a grata satisfação de irmos na feira de parques aquáticos em Orlando agora em novembro. Vimos o Thermas dos Laranjais ser exposto para todo mundo. Hoje o Thermas é conhecido mundialmente pelos investimentos em atrações e também pela beleza que o parque apresenta. Surpreende a muitas pessoas,” salienta.

Noronha conta que o Thermas foi visitado por uma empresa de jornalismo americana e os profissionais se surpreenderam também com a beleza natural do local. “Foi colocado pra nós que eles consideraram o Thermas o parque aquático mais bonito que eles já tinham visitado até hoje” destacou o vice-presidente.

NOVOS PROJETOS E PROPOSTAS PARA 2016

Jorge Noronha, sobre o próximo ano, contou que a diretoria do Thermas vai trabalhar em várias frentes. “Vamos dar continuidade ao sonho do Sr. Benito e trabalhar para ver a extensão da Avenida Aurora Forti Neves o Vale do Turismo ser concretizado e ver um aeroporto em Olímpia. Dentro do próprio parque nós vamos criar grandes novas atrações. O Thermas, em trinta anos, cresceu de forma vertiginosa e atingiu um patamar que a gente acredita que dentro dos próximos cinco ou seis anos consigamos viabilizar a maioria das dezenas dos projetos que já temos para ser implantados,” explicou.

O arquiteto acredita que Olímpia terá um futuro fantástico, se solidificando na área do turismo. “Serão grandes obras e grandes investimentos e a oportunidade de ter novos parques para a população de Olímpia, vai ser fantástico também. Isso só vem a engrandecer a cidade, que é o que a gente espera, é uma das coisas que o Sr. Benatti sempre falou. Para o parque gente espera trazer muitos brinquedos, nós tivemos muitos contatos com empresas americanas nesta feira que nós estivemos em novembro. Inclusive hoje (quinta-feira, 10) nós estivemos com uma das empresas aqui no Brasil, mantendo contato para que a gente possa fazer grandes atrações, que agora nós iremos focar mais em atrações no lado familiar, atrações em que a família vai interagir mais, esse é um dos focos principais. E nós esperamos que em 2016, a gente consiga cumprir um pedacinho a mais deste sonho”, detalhou.

NVESTIMENTO ATUALIZADO!

“O Thermas é o único no mundo em termos de

investimentos próprios, nós temos tudo aqui”.
 

Construir Thermas dos Laranjais

hoje custaria cerca de R$ 300 mi

Embora as condições nas quais o parque foi desenvolvido, inclusive com muito trabalho próprio e realizado por profissionais do próprio parque, o que demandaria um custo menor, de acordo com a avaliação do vice-presidente, arquiteto Jorge Noronha, atualmente para edificar um novo parque com as mesmas condições e qualidades do Parque Aquático Thermas dos Laranjais, o custo seria de aproximadamente R$ 300 milhões. Além disso, ele estima um período de pelo menos quatro anos para desenvolver todo o projeto.

“O Thermas dos Laranjais tem muitas peculiaridades. O Thermas, na realidade, foi um grande laboratório. Ele é único no mundo em termos de investimentos próprios. Nós temos tudo aqui, através da empresa do senhor Benito Benatti, nós conseguimos fabricar vários modelos, nós temos piscina de onda, nós temos o hidrobalanço, que são alguns brinquedos mecânicos que foram fabricados em Olímpia”, explica.

Noronha conta que o projeto do Thermas dos Laranjais foi visto em outros países, mas que parte da tecnologia foi desenvolvida em Olímpia: “o projeto nós vimos fora do país, mas o desenvolvemos com nossa própria tecnologia”.

“Foi tudo fabricado em Olímpia. A nossa piscina de surf, que é a única no Brasil, foi toda fabricada em Olímpia. Isso surpreende a muitas pessoas. O nosso Rio Selvagem, todo o equipamento foi fabricado em Olímpia, mão de obra de Olímpia, empresa de Olímpia”, acrescentou.

Para o arquiteto, “se você hoje for pensar em fazer um parque aquático nos moldes atuais do Thermas, o custo,  com certeza, seria 60% a mais do que gastamos”.

Isto porque várias atrações inéditas do parque foram desenvolvidas em Olímpia: “tem vários brinquedos que foram desenvolvidos pelo próprio parque, o primeiro Surf nosso, o escorregador na lateral dele, foi tudo desenvolvimento do Thermas dos Laranjais”.

Acrescentou ainda o vice-presidente: “o próprio hidrobalanço que é um brinquedo que foi totalmente desenvolvido aqui e que nós fizemos com três bancos o primeiro brinquedo, hoje nós estamos construindo outro com quatro bancos, o que proporciona a ida de oito pessoas no brinquedo; também é uma inovação nossa, foi criado aqui em Olímpia, assim como uma série de outros brinquedos, como o nosso jato linear de água, que nós observamos isso há muitos anos atrás, mas que nós desenvolvemos ele todo aqui em Olímpia dentro do próprio Thermas dos Laranjais”.

Além disso, também de acordo com Jorge Noronha, o Parque Aquático Thermas dos Laranjais possui muitas atrações que foram desenvolvidas diretamente, sem similar em outros parques. “O Thermas tem mais de 30 patentes de brinquedos desenvolvidos dentro do clube e essas patentes pertencem ao Thermas dos Laranjais. Nós criamos e doamos para o Thermas dos Laranjais”, finalizou.


INTERFERINDO NO PROGRESSO DA CIDADE!

“Hoje, o turismo, através do Thermas dos Laranjais,

representa 60% da receita do município de Olímpia”.
 

Parque Aquático alavancou o

crescimento econômico local

Além do planejamento que resultou na beleza de suas atrações, que satisfez em grande parte os desejos e sonhos da população e que resultou também no nascimento do segmento do turismo local, o Parque Aquático Thermas dos Laranjais também alavancou o crescimento econômico do município de Olímpia, inclusive sendo o principal fator que fez com que obtivesse a chancela de Estância Turística concedida pela Assembleia Legislativa de São Paulo.

“De todos esses anos dentro de Olímpia é muito gratificante saber que o que nós fizemos para a cidade represente tanto. O Thermas dos Laranjais tem muito orgulho de trazer tantos benefícios para a população. Quando nós começamos Olímpia era uma cidade pequena e me lembro disso, quando se falava que quase metade da cidade era sócia do Thermas”, recorda o arquiteto Jorge Noronha, vice-presidente do Parque Aquático Thermas dos Laranjais.

Noronha ainda acrescenta: “isso era um orgulho muito grande para nós e a gente sempre buscando novidades, sempre buscando coisas que pudessem engrandecer ainda mais o Thermas. Por ser o quarto do mundo, esse nunca foi o nosso foco, uma vez eu perguntei para o Benito, porque um clube para cidade e ele me falou que era um benefício que ele queria deixar para todos, simplesmente isso e eu achei fantástico. E hoje eu vejo que ele tinha razão, pois o Thermas hoje representa muito para a cidade. Segundo comentam, atualmente aproximadamente 60% da receita do município vem através do turismo”.

“RECEITA FANTÁSTICA”

Classificando como “uma receita fantástica”, Noronha avisa que o turista, quando está na cidade, vem para gastar dinheiro e que ele quer ser bem atendido: “eu acho que Olímpia está caminhando para o lugar certo e que esse é o caminho que tem que ser trilhado para que a gente consiga trazer novos empreendimentos, novos parques aquáticos e temáticos, para que a gente realmente faça de Olímpia uma cidade que seja o ponto alto do turismo no interior de São Paulo. Eu sinto muito orgulho de participar disso e sempre agradeço ao seu Benatti por ter me dado essa oportunidade”.

De acordo com Noronha, atualmente o Thermas dos Laranjais gera 600 empregos diretos, além de gerar muita receita fora com os empregos indiretos: “não adianta somente uma empresa ganhar dinheiro, a satisfação tem que ser de todos e o Thermas dos Laranjais foca sempre em comprar de empresas de Olímpia”.

Essa, segundo ele, é uma situação que ocorre através de contatos com vários proprietários de empresas locais: “a gente briga muito, primeiro o Thermas busca preço, segundo o thermas busca preço e venda e compra dentro de Olímpia. A gente sempre foca e isso. É uma determi­nação nossa que se faça muita compra dentro de Olímpia. Temos um depar­tamento de compras que possui quatro funcionários que ficam o dia inteiro fazendo cotações e buscando o melhor preço, mas dando prioridade para Olímpia. Isso foi uma coisa que o senhor Benito me pediu e estamos seguindo esta linha”.

“Os proprietários de lojas sabem disso e procuram participar e a gente é muito grata pela colaboração de todos eles. Sem eles o Thermas não teria nascido. No início foi muito difícil, mas hoje, nós estamos em uma posição muito boa e queremos retribuir isso para Olímpia”, acrescentou.

TURISTA VEM PARA GASTAR

Entretanto, em relação a custos da cidade e aos turistas, propriamente dito, Noronha explica que atualmente na cidade prevalece a lei da oferta e da procura e que as pessoas vem para fazer turismo: “eles buscam uma coisa imediata, eles não vêm aqui para perder tempo e pagam caro porque são imediatistas”.

E acrescenta: “se eu preciso de alguma coisa para casa ou de trocar uma lâmpada, eu preciso disso rápido, ai surge a elevação de preço, inflaciona os serviços e os produtos também. Isso é normal nas cidades turísticas, exemplo típico da cidade de Guarujá que tudo encarece. É o mesmo que ocorre em cidades litorâneas, onde as pessoas tem que estocar as coisas que vão usar fora de temporada. Então, isso é normal em cidades que atraem turistas. É normal em cidades turísticas”.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas